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ISEL

 

Descrição do Emolumento

Valor
Emissão física
1 — Realização de Provas:  
1.1 — Prova de avaliação de capacidades para maiores de 23 anos

105,00 €

n.a.

1.2 — Prova de avaliação de capacidades para Titulares de TESP ou DET

105,00 €

n.a.

2 — Candidaturas — Inscrições — Matrículas:

 

 

2.1 — Candidaturas:

 

 

2.1.1 — Pré-requisitos com aptidão física e psíquica

26,00 €

n.a.

2.1.2 — Pré-requisitos com provas de aptidão

42,00 €

n.a.

2.1.3 — Concurso local de acesso — por fase de seleção (valor mínimo) a)

42,00 €

n.a.

2.1.4 — Mestrado:

 

 

  2.1.4.1 — Taxa de reserva a)

200,00 €

n.a.

  2.1.4.2 — Candidatura a)

63,00 €

n.a.

2.1.5 — Concurso dos maiores 23 anos

63,00 €

n.a.

2.1.6 — Concurso para Titulares de Cursos Superiores

63,00 €

n.a.

2.1.7 — Concurso para Titulares de TESP ou DET

63,00 €

n.a.

2.1.8 — Mudança de par instituição/curso

63,00 €

n.a.

2.1.9 — Estudantes Internacionais

100,00 €

n.a.

2.1.10 — Outros concursos

63,00 €

n.a.

2.1.11 — Cursos de especialização ou pós-graduação

53,00 €

n.a.

2.1.12 — Outros cursos não conferentes de grau a)

40,00 €

n.a.

2.1.13 — Reingresso a)

63,00 €

n.a.

2.1.14 — Provas de atribuição do título de especialista b)

1 030,00 €

n.a.

2.2 — Inscrições/Matrículas:

 

 

2.2.1 — Licenciatura:

 

 

  2.2.1.1 — Período normal a)

63,00 €

n.a.

  2.2.1.2 — Segundo período a)

- €

n.a.

2.2.2 — Mestrado:

 

 

  2.2.2.1 — Período prévio a)

- €

n.a.

  2.2.2.2 — Período normal a)

63,00 €

n.a.

2.2.3 — Pós-graduações a)

63,00 €

n.a.

2.2.4 — Programas de estudo de pós-doutoramento:

 

 

  2.2.4.1 — Duração até seis meses

350,00 €

n.a.

  2.2.4.2 — Duração superior a seis meses

700,00 €

n.a.

2.2.5 — Após reingresso a)

63,00 €

n.a.

2.2.6 — Alteração da inscrição, por unidade curricular, por decisão do aluno

16,00 €

n.a.

2.2.7 — Em unidade curricular isolada:

 

 

  2.2.7.1 — Inscrição

16,00 €

n.a.

  2.2.7.2 — Frequência/Propina por ECTU

50,00 €

n.a.

2.2.8 — Inscrição e frequência de aluno regular em unidade curricular adicional do plano de estudos

16,00 €

n.a.

2.2.9 - Inscrição em outros cursos a)

63,00 €

n.a.

2.3 — Inscrição e Frequência em cursos de Línguas do CLiC:

 

 

2.3.1 Taxa de Inscrição

20,00 €

n.a.

2.3.2 Cursos de 60 horas c)

300,00 €

n.a.

2.3.3 Cursos de 30 e 40 horas c)

180,00 €

n.a.

2.3.4 — Cursos de 20 horas d)

150,00 €

n.a.

2.3.5 — Outros cursos, formações e serviços de acordo com a tabela aprovada pelo Conselho de Gestão

 

 

2.4 — Inscrição em exames:

 

 

2.4.1 — Por unidade curricular, na época de recurso

10,00 €

n.a.

2.4.2 — Por unidade curricular, na época especial

10,00 €

n.a.

2.4.3 — Por unidade curricular, para efeitos de melhoria de nota

15,00 €

n.a.

2.4.4 — Exames de atribuição de Nível numa das línguas lecionadas no CLiC i)

50,00 €

n.a.

2.5 — Repetição de estágio/prática pedagógica ou de estágio para completar unidade curricular a)

- €

n.a.

3 — Certidões/Averbamentos:  
As certidões serão emitidas em formato digital, podendo ser pedidas online, sendo que a sua emissão em papel terá um acréscimo de 25 % relativamente ao preço desta tabela.
3.1 — Certidões:  
3.1.1 — De matrícula

4,00 €

5,00 €

3.1.2 — De inscrição, frequência, exame ou estágio

4,00 €

5,00 €

3.1.3 — De conteúdos programáticos/Ficha de Unidade Curricular:

 

 

  3.1.3.1 — Por unidade curricular

11,00 €

13,75 €

  3.1.3.2 — Mais que uma unidade curricular (valor máximo)

105,00 €

131,25 €

3.1.4 — De cargas horárias

11,00 €

13,75 €

3.1.5 — De créditos curriculares reconhecidos

11,00 €

13,75 €

3.1.6 — De narrativa ou de teor:

 

 

  3.1.6.1 — Discriminativa de aprovação a unidade ou unidades curriculares com respetiva classificação

15,00 €

18,75 €

  3.1.6.2 — De conclusão de curso Pós-Graduação/Especialização com discriminação das classificações obtidas por unidade curricular

25,00 €

31,25 €

  3.1.6.3 - De conclusão de outros cursos ou de ações de formação a)

11,00 €

13,75 €

  3.1.6.4 — Certidão descritiva de estágios a)

- €

n.a.

3.1.7 — Outras certidões e certificados

11,00 €

13,75 €

3.2 — Averbamentos, por cada averbamento

11,00 €

13,75 €

3.3 — Declarações:

 

 

3.3.1 — Declarações de frequência explicitando aprovação a unidade ou unidades curriculares com discriminação das classificações obtidas por unidade curricular (preço por UC realizada em outra IES cuja documentação esteja à guarda do IPL, valor máximo 105 €)

11,00 €

n.a.

3.3.2 — Declarações de conclusão de curso (para UC realizadas em outra IES cuja documentação esteja à guarda do IPL)

103,00 €

n.a.

3.3.3 — Outras declarações

5,00 €

6,25 €

4 — Cartas de Curso:

 

 

4.1 — Grau de Bacharel e)

124,00 €

124,00 €

4.2 — Grau de Licenciado e)

124,00 €

124,00 €

4.3 — Grau de Mestre e)

124,00 €

124,00 €

4.4 — 2.ª Emissão e seguintes

20,00 €

20,00 €

5 — Certidões de Registo:

 

 

5.1 — Grau de Bacharel

103,00 €

103,00 €

5.2 — Grau de Licenciado

103,00 €

103,00 €

5.3 — Grau de Mestre

103,00 €

103,00 €

5.4 — Conclusão de cursos de pós-graduação e outros cursos não conferentes de grau:

 

 

5.4.1 — Com 60 ou mais ECTU

50,00 €

50,00 €

5.4.2 — Com menos de 60 ECTU a)

50,00 €

50,00 €

5.5 — Outras certidões a)

50,00 €

50,00 €

5.6 — 2.ª Emissão e seguintes

10,00 €

10,00 €

6 — Reconhecimentos de Grau:

 

 

6.1 — Reconhecimento Automático f)

31,50 €

n.a.

6.2 — Reconhecimento de Nível:

 

 

6.2.1 — Reconhecimento de Nível f)

506,00 €

n.a.

6.2.2 — Reconhecimento de Nível por Precedência

253,00 €

n.a.

6.3 — Reconhecimento Específico f), g)

506,00 €

n.a.

6.4 — Pedido de conversão de classificação final apresentado separadamente do pedido de reconhecimento automático ou de nível

27,00 €

n.a.

6.5 — Emissão de 2.ª via de certidões de registo de reconhecimento de habilitações estrangeiras

15,00 €

15,00 €

7 — Creditações:

 

 

7.1 — De cursos ministrados no IPL fora de um plano de mobilidade, por cada ECTU pedido

3,00 €

n.a.

7.2 — De cursos de outras instituições, por cada ECTU pedido

5,00 €

n.a.

7.3 — Processo de creditação de experiência profissional:

 

 

7.3.1 — No ato de formulação do pedido

105,00 €

n.a.

7.3.2 — Por cada crédito atribuído

5,00 €

n.a.

8 — Outros Atos Académicos:

 

 

8.1 — Definição de um plano curricular para efeitos de prosseguimento de estudos

158,00 €

n.a.

8.2 — Pela revisão de prova de exame escrito final ou equiparado

30,00 €

n.a.

8.3 — Autenticação de documentos

3,00 €

3,00 €

8.4 — Taxa de permuta

18,00 €

n.a.

9 — Penalidades por não cumprimento de prazos estabelecidos:

 

 

A direção de cada Escola/Instituto decide sobre a possibilidade de admitir procedimentos fora do prazo estabelecido:
9.1 — Nos dois primeiros dias

10,00 €

n.a.

9.2 — Após dois dias

20,00 €

n.a.

9.3 — No caso do atraso no pagamento de propinas o valor adicional corresponde à aplicação da taxa de juro legal por mora.

 

 

10 — Outros/Atos/Diversos:

 

 

10.1 — Portes de correio, despesas equivalentes à tabela aplicada pelos CTT.

 

 

10.2 — Taxa de urgência, até 72 horas úteis

40,00 €

n.a.

10.3 — Por emissão de 2.ª via de outros documentos

11,00 €

11,00 €

10.4 — Digitalizações (por cada página)

1,00 €

n.a.

Isenções e reduções

1 — Isenções:
1.1 — Estão isentas de emolumentos as certidões para fins de subsistemas de saúde, abono de família, IRS, militares, para a AIMA, bolsas de estudo e planos poupança educação, pensões de sangue, seguros de saúde e IEFP (situações de desemprego).bem como as certidões requeridas pelas Associações de Estudantes e pela Federação Académica do IPL, desde que necessárias para instruir processos enquadrados nas suas atividades específicas, mediante pedido apresentado na respetiva Unidade Orgânica indicando o fim a que se destinam.
1.2 — As taxas previstas para as creditações, integrações curriculares e inscrições em concursos locais de acesso não são aplicáveis a docentes e não docentes do Instituto Politécnico de Lisboa, podendo ser ainda estabelecida isenção ou redução para pessoal de outras instituições.
2 — Reduções:
2.1 — Os estudantes bolseiros beneficiam de uma redução de 80 % nas taxas previstas, exceto nas taxas por práticas de atos fora do prazo (h);
2.2 — A taxa prevista para a revisão de prova de exame ou apreciação de processo de avaliação deverá ser devolvida aos interessados no caso de virem a obter classificação positiva ou classificação positiva mais elevada que a anteriormente obtida.

Casos Omissos
Nos casos omissos ou nos casos considerados excecionais, pode o Presidente do Instituto Politécnico de Lisboa autorizar situações de exceção ao presente despacho.

Notas:
(a) Valor a determinar pela direção de cada unidade orgânica.
(b) Valor não aplicável a docentes e não docentes em exercício de funções no Instituto Politécnico de Lisboa com contrato de trabalho em funções públicas.
(c) A comunidade IPL (alunos, docentes e funcionários) têm um desconto de 40 % e os ex-membros da comunidade 20 %. Pagamentos efetuados de uma só vez terão um desconto de 5 %.
(d) Para a comunidade IPL (alunos, docentes e funcionários) o valor será de 100 €.
(e) Acresce o custo do invólucro se a unidade orgânica o fornecer e o aluno optar por ele.
(f) Ao abrigo do disposto no artigo 7.º da Portaria n.º 43/2020, de 14 de fevereiro, os interessados podem obstar à extinção do procedimento se realizarem o pagamento em dobro da quantia em falta nos 10 dias úteis seguintes ao termo do prazo fixado para efetuar o pagamento.
(g) Quando a atribuição do reconhecimento específico estiver condicionada à aprovação em procedimentos de avaliação de conhecimentos determinados pelo órgão legal e estatutariamente competente, conforme previsto no n.º 3 do artigo 20.º do Decreto-Lei n.º 66/2018, de 16 de agosto, acresce o valor de 150 €.
(h) Esta redução é válida até ao final do último ano letivo (de acordo com o publicado no calendário escolar de cada UO) em que o estudante tiver sido bolseiro.
(i) No caso dos alunos em mobilidade incoming ou outgoing, em que este nível é requerido, esta certificação tem o valor de 20 €.


Tabela de emolumentos do Instituto Politécnico de Lisboa aprovada pelo Despacho n.º 9921/2025, de 20 de agosto, com inclusão dos valores determinados pela direção do ISEL, e aprovados em reunião de Conselho Administrativo de 8 de outubro de 2025.