Acessibilidade

Conservação e Reabilitação de Construções

Conservação e Reabilitação de Construções

Num quadro de mudança profunda no setor da construção, reconhecendo a necessidade de formação especializada em áreas-chave e tendo consciência do interesse económico e cultural da reabilitação do património edificado, vem a Área Departamental de Engenharia Civil (ADEC) do Instituto Superior de Engenharia de Lisboa (ISEL), apresentar o Curso de Pós-Graduação em Conservação e Reabilitação de Construções (PG-CRC), que tem a duração de 2 semestres (num total de 396 horas), correspondente a 60 ECTS. As aulas do Curso de PG-CRC decorrem às quintas e sextas-feiras, das 18 às 23h.

  • Enquadramento

    Durante cerca de 20 anos, o mercado da construção nova foi largamente incentivado pelo Estado e pela Banca, o que originou uma forte depreciação do mercado de arrendamento e conduziu a uma muito elevada oferta de habitações novas.
    A população não cresceu ao mesmo ritmo, pelo que o número total de habitações é largamente suficiente para as necessidades atuais e também futuras do país.

    Não sendo previsível o ressurgimento do mercado de habitação nova, haverá um mercado crescente para a reabilitação do edificado.
    Estima-se que até 2030, o peso deste segmento em Portugal triplique de valor, passando de 16% para 45% do montante total de obras investido no país.

    A CIP (Confederação Empresarial de Portugal) estima em 150 mil milhões de euros a verba necessária para reabilitar os edifícios em Portugal, incluindo edifícios residenciais, edifícios de serviços e monumentos.
    Esta reabilitação será geradora de cerca de 600 mil postos de trabalho num horizonte temporal de 20 anos.

    Segundo a AECOPS (Associação de Empresas de Construção e Obras Públicas), dos 5,8 milhões de habitações existentes em Portugal, cerca de 1,5 milhões apresentam um estado de degradação tal, que obrigará à realização de obras de reabilitação com carácter de grande urgência.
    As restantes necessitam de conservação periódica, representando um negócio “em contínuo”.

    reabilitação e a conservação de construções poderão constituir os eixos de suporte do sector da construção em Portugal nos próximos 20/30 anos, tal como se verifica hoje na maioria dos países da Europa.
    Este segmento representará assim uma valiosa oportunidade de emprego e negócio, para quem estiver devidamente qualificado.

  • Objetivos

    PG – CRC surge como resposta objetiva à necessidade de técnicos qualificados na área das tecnologias de Conservação e Reabilitação de Construções. Como tal, o presente curso visa incrementar os conhecimentos e competências de cada participante, assegurando uma formação especializada ao nível do que é proporcionado em cursos similares por estabelecimentos de ensino politécnico e universitário de referência no espaço europeu.

    Pretende-se assim formar profissionais flexíveis, com uma visão global e de pormenor na área da Conservação e Reabilitação que se caracterizem por uma elevada competência técnica e capacidade de integração e liderança em equipas pluridisciplinares.

    Os participantes deverão obter e/ou aprofundar as suas competências na maioria das vertentes da construção, em que os domínios da Patologia, Inspeção, Diagnóstico, Projeto, Planeamento, Intervenção e Monitorização na generalidade das construções existentes, serão as mais aprofundadas e analisadas.

  • Competências a adquirir

    No decurso da Pós Graduação em Conservação e Reabilitação de Construções os formandos desenvolverão competências que lhes permitirão:

    • Diagnosticar e identificar anomalias de elementos construtivos e decidir no sentido da sua conservação, reabilitação, reforço ou remoção;
    • Formular soluções alternativas e/ou inovadoras;
    • Integrar equipas de elaboração de projetos de reabilitação e reforço estrutural;
    • Dirigir e/ou fiscalizar obras e tomar decisões perante situações imprevistas;
    • Fomentar o empreendedorismo em empresas atuantes na área.
  • Destinatários
    • Engenheiros Civis
    • Engenheiros Técnicos Civis
    • Arquitetos
    • Outros profissionais ligados ou interessados na área da construção, detentores de grau académico ao nível superior
    • Candidatos detentores de um currículo escolar, científico ou profissional, que seja reconhecido como atestando capacidade para realização deste ciclo de estudos

     

  • Coordenação

    A gestão do curso de PG-CRC será assegurada por uma Comissão Coordenadora constituída por duas docentes, da ADEC: