Acessibilidade

Engenharia e Gestão de Energias Renováveis

Engenharia e Gestão de Energias Renováveis

A pós-graduação em engenharia e gestão de energias renováveis (EGER) dirige-se a quadros de empresas com atividade no domínio das energias renováveis, bem como a estudantes com conclusão recente de licenciatura ou mestrado que pretendam desenvolver atividade profissional neste setor.

Com um plano curricular abrangente, aliado a um corpo docente altamente qualificado do ponto de vista académico e profissional, a EGER é uma oportunidade singular para formação avançada no domínio das energias renováveis e para o desenvolvimento de competências nos domínios tecnológicos das energias renováveis e da economia e gestão da energia e do ambiente.

A EGER decorre entre setembro de 2017 até junho de 2018, seguindo-se um estágio ou projeto final com a duração de 2 meses.

O curso funciona em horário pós-laboral, das 18h30 às 22h30, com 3 sessões semanais à 2ª, 3ª e 5ª feira. Periodicamente são organizados seminários complementares com oradores de referência na área das energias renováveis de instituições parceiras da EGER. A EGER proporciona ainda a realização de visitas técnicas a diversas instalações de energias renováveis.

Objetivos

Desenvolvimento de competências nos domínios tecnológicos das energias renováveis e da economia e gestão da energia e do ambiente.

Destinatários

Detentores do grau de licenciado ou equivalente nas áreas de engenharia, economia, gestão, matemática, física ou afins. Candidatos detentores de currículo académico, científico ou profissional, que seja reconhecido como atestando capacidade para realização deste ciclo de estudos.

Duração do curso

O curso é presencial, com a duração de 534 horas de contacto, das quais 404 horas de componente letiva teórico-prática e 130 horas de estágio ou projeto final por forma a permitir o treino das competências adquiridas ao longo do processo formativo.

Prosseguimento de estudos

A EGER credita 60 ECTS (European Credit Transfer and Accumulation System) correspondentes, no âmbito do Sistema Europeu de Acumulação e Transferência de Créditos, para o eventual prosseguimento de estudos de Mestrado ou outros, em Portugal e noutros países da União Europeia ou do Espaço Económico Europeu.

Parcerias

EDP Renováveis
A parceria estabelecida com a EDP Renováveis (EDPR) prevê a atribuição de 3 estágios remunerados para alunos da EGER selecionados pela EDPR, visitas técnicas a instalações de energias renováveis e a participação de especialistas da EDPR em seminários e módulos da EGER.

REN
A parceria estabelecida com a REN - Rede Elétrica Nacional prevê a atribuição de estágios de dois meses para alunos da EGER, visitas técnicas a instalações da REN e a participação de especialistas da REN em seminários e módulos da EGER.

LNEG                                                                                                                                               No âmbito da colaboração com o LNEG - Laboratório Nacional de Energia e Geologia, está previsto a atribuição de estágios a alunos da EGER, bem como visitas técnicas a instalações do LNEG e a participação de especialistas do LNEG em seminários da EGER.

REGISCONQUISTA                                                                                                                           A Regisconquista, Lda. é uma empresa com vasta experiência que atua na área das energias renováveis realizando o projeto, dimensionamento e instalação de sistemas fotovoltaicos, sistemas solares para aquecimento de água, sistemas de climatização e arrefecimento. No âmbito da colaboração com a pós-graduação EGER, a Regisconquista, Lda. prevê a atribuição de estágios a alunos da EGER.

MAIS INFORMAÇÕES aqui