O ISEL promove no ano letivo 23/24 um conjunto de ações de formação com o objetivo de proporcionar aos seus docentes a possibilidade de desenvolver conhecimentos e competências pedagógicas.
Cada uma das ações de formação será constituída por dois módulos, um presencial e outro remoto, por forma a possibilitar a aplicação dos conteúdos através de tarefas implementadas em contexto de aula e posteriormente na sessão remota, feedack e orientação acerca dos resultados dessa aplicação. Em resumo o modelo de funcionamento das formações será: sessão 1 + trabalho assíncrono + sessão 2.
As ações de formação têm inscrição obrigatória, até 48 horas antes da ação, sendo o número de participantes limitado a 35 docentes.
A sala das ações presenciais e os links das sessões remotas serão atempadamente enviados.
Ação de formação |
Formulário de Inscrição |
Active learning com ChatGPT 15 de novembro [Presencial] e 6 dezembro [Remota] | 14:30 – 16:30 |
https://forms.office.com/e/Q4p2MLTfnW
|
Planificar para o Sucesso Académico 10 de janeiro [Presencial] e 21 fevereiro [Remota] | 14:30 – 16:30 |
https://forms.office.com/e/eWZ6cDTj3v
|
Avaliar para o Sucesso Académico 15 de março [Presencial] e 24 de abril [Remota] | 14:30 – 16:30 |
https://forms.office.com/e/MZ8f1WE04j
|
- Active learning com ChatGPT
15 de novembro [Presencial] e 6 dezembro [Remota] | 14:30 – 16:30
A inteligência artificial é já uma realidade para a sociedade e para os/as estudantes e docentes do ISEL. As preocupações com a sua utilização no Ensino Superior são de vária ordem. Nesta formação vamos implementar o ChatGPT em momentos ativos nas nossas Unidades Curriculares quer dentro da sala de aula quer fora dela, amplificando a sua utilidade e utilizando esta ferramenta para maximizar o Sucesso Académico.
- Planificar para o Sucesso Académico
10 de janeiro [Presencial] e 21 fevereiro [Remota] | 14:30 – 16:30
A planificação pedagógica de unidades curriculares é complexa e abrange diversos procedimentos, como o estabelecimento de objetivos pedagógicos, o ajuste das horas de esforço do grupo de estudantes, a sua adequação aos ECTS instituídos e o alinhamento entre objetivos, avaliação e atividades em sala de aula. Nesta formação iremos aplicar as diferentes etapas deste processo e boas práticas sustentadas pela investigação à planificação das nossas futuras Unidades Curriculares.
- Avaliar para o Sucesso Académico
15 de março [Presencial] e 24 de abril [Remota] | 14:30 – 16:30
Uma verdade inegável em contexto de Ensino Superior é que a avaliação guia o processo de Ensino Aprendizagem. Cabe-nos a nós utilizar esse princípio no estabelecimento de métodos de avaliação alinhados com os objetivos de aprendizagem e com as atividades que pretendemos que os/as estudantes desenvolvam. Nesta formação vamos refletir e adaptar os nossos métodos de avaliação de forma a potenciar aprendizagens e, consequentemente, o Sucesso Académico.