Passar para o conteúdo principal

Palestra - AI-assisted programming: A revolution in the way we code

AI-assisted programming: A revolution in the way we code

Título: AI-assisted programming: A revolution in the way we code

Orador: José Santos (Microsoft)

Duração: 90 minutos

Língua: inglês

Resumo: a apresentação explora como os Grandes Modelos de Linguagem (Large Language Models) (LLMs) são treinados, como ele funcionam e os resultados obtidos em testes de referência. Serão apresentadas três demonstrações tirando partido de LLMs específicos:

  1. GitHub Copilot X: uma ferramenta avançada de programação baseada em IA, da Microsoft. O GitHub Copilot X foi treinado em terabytes de código-fonte disponíveis gratuitamente no GitHub e é capaz de realizar muitas tarefas de codificação: escrever código a partir de descrições de texto, explicar código, sugerir melhorias, corrigir bugs, escrever testes de unidade, fazer revisões de código, etc. Demonstraremos os vários recursos.
  2. API Azure OpenAI: uma API baseada nos modelos da OpenAI, que por meio de prompts cuidadosamente elaboradas, permite usar o GPT3.5 Turbo para resolver tarefas bastante diversas de processamento de linguagem natural, usando efetivamente os LLMs como um modelo genérico de aprendizagem automática.
  3. Analista de Dados GPT-4: este é um modelo GPT-4 treinado para ser um assistente de cientista de dados, pois pode ser alimentado com um arquivo arbitrário e dele extrairá conclusões (insights) dos dados em bruto, em questão de minutos, permitindo consultas em linguagem natural.

Bio: José Santos possui licenciatura em Engenharia Informática (2004), mestrado em Inteligência Artificial (2006), ambos pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa e doutoramento em Ciência da Computação (Logic-based Machine Learning algorithms) pelo Imperial College, Londres (2010).

José Santos é Engenheiro de Software na Microsoft na divisão Bing desde 2011, e Engenheiro Principal de Software desde 2020. José é coinventor de duas patentes da Microsoft e trabalhou em várias equipas do Bing nos últimos 12 anos, em: alterações de consulta, sugestão automática, relevância de compras, insights de preços e, mais recentemente, está a trabalhar na integração de modelos de linguagem generativos pré-treinados (GPT) em vários produtos.

Este evento é promovido no âmbito das atividades do grupo WAI (World Action ISEL). 

A palestra tem como público-alvo estudantes e docentes da área de informática, no entanto apresenta também uma visão geral de programação que pode ser extrapolada para o Excel podendo também a demonstração sobre análise dados ter potencial interesse geral.