Título: : Políticas para a Transição Energética: Perspetiva europeia e nacional para a neutralidade carbónica e o papel da mobilidade elétrica
Orador: Jorge Sousa (Departamento de Engenharia Eletrotécnica de Energia e Automação, Instituto Superior de Engenharia de Lisboa e Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores - Investigação e Desenvolvimento)
Abstract:
Neste seminário serão apresentadas e discutidas as políticas de transição energética com foco nas perspetivas europeia e nacional em relação à neutralidade carbónica e ao papel da mobilidade elétrica. Enfatiza a importância da redução da dependência dos combustíveis fósseis e destaca os esforços e desafios da UE para atingir as metas climáticas.
Tópicos: ´
- Consumo Global de Energia e Emissões: Aponta a forte dependência mundial de combustíveis fósseis, que constituem 84% do consumo final de energia e 63% na produção de eletricidade. Também destaca que as emissões de gases de efeito estufa continuam a aumentar globalmente, apesar do declínio na Europa e nos Estados Unidos.
- O Papel da UE e a Dependência Energética: A apresentação questiona o impacto da contribuição relativamente pequena da UE (6%) para as emissões globais de gases de efeito estufa e enfatiza a necessidade de transição energética. Observa a significativa dependência da UE das importações de energia, que custa 350 bilhões de euros anualmente, tornando-a o maior importador de energia do mundo.
- Metas e Regulamentos Climáticos da UE: A apresentação aborda as metas climáticas da UE para 2020, 2030 e 2050, bem como as estratégias e objetivos da UE, como reduzir as emissões de gases de efeito estufa, aumentar o uso de energia renovável e melhorar a eficiência energética.
- Papel da Mobilidade Elétrica: Um foco fundamental é o papel da mobilidade elétrica na obtenção da transição energética. Destaca que os veículos elétricos são essenciais para descarbonizar o setor de transportes.
- Plano Energético de Portugal: É apresentado o planeamento energético de Portugal com base no Plano Nacional de Energia e Clima (PNEC) para 2030, que visa uma duplicação da produção de eletricidade com um crescimento significativo da energia solar fotovoltaica e eólica.