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Ecossistema

ISEL GreenLab

ISEL GreenLab

1Fundo Ambiental8

 

Identificação do Projeto

Código do Concurso: 8368/2017

Designação da Operação: ISEL GreenLab

Código Universal: ENEAS-000014

Entidade Beneficiária: Instituto Superior de Engenharia de Lisboa (ISEL)

Data de Decisão: 2017-09-27

Período de Execução: 2017-11-10 e 2017-12-15

Investimento Global: 21.000,00€

Financiamento: 14.700,00€

Entidade Financiadora: Fundo Ambiental (70%)

Área Científica Principal: Educação – Engenharia Química

Investigadoras Responsáveis: Professora Maria Paula Alves Robalo e Professora Ana Catarina Cardoso de Sousa (ISEL – ADEQ)

Principais objetivos, atividades e resultados esperados:

O projeto ISEL GreenLab assentou no princípio “Construir uma cultura para a sustentabilidade através da ciência”. O desenvolvimento deste projeto permitiu implementar um laboratório mais eficiente no que se refere à gestão de recursos essenciais e onde se promove a integração e divulgação dos princípios da Química Verde nas diferentes atividades de ensino e investigação desenvolvidas no Laboratório de Química Inorgânica, da Área Departamental de Engenharia Química (ADEQ), do Instituto Superior de Engenharia de Lisboa (ISEL). Com a realização deste PROJETO pretendeu-se utilizar o conhecimento científico e tecnológico aplicado no ensino da engenharia química como instrumento para a Educação Ambiental. Desenvolveram-se uma série de iniciativas, internas e externas, que visaram essencialmente educar através da química para a melhoria das questões ambientais e da cidadania ativa. O desenvolvimento de procedimentos ambientalmente mais favoráveis, que assentam nos princípios da Química Verde, permitiram dotar o laboratório de procedimentos mais benignos que conduziram à poupança de recursos essenciais e de energia. As iniciativas desenvolvidas permitiram a tomada de consciência por parte do público-alvo para a necessidade premente da implementação de soluções científicas e tecnológicas sustentáveis no âmbito da Engenharia Química, com consequências imediatas no laboratório objeto de estudo, bem como consequências futuras nas pessoas envolvidas. Foi explorado o “pensamento verde em ciência” de uma forma articulada em todas as atividades desenvolvidas.