Passar para o conteúdo principal
Délia Boino
Submetido por dboino a 8 March 2021
Objetivos

No final desta unidade curricular os estudantes serão capazes de:

  1. Compreender a importância da modelação e simulação no desenvolvimento de pensamento sistémico/holístico;
  2. Compreender o papel dos ciclos de realimentação e atrasos no comportamento dos sistemas dinâmicos complexos;
  3. Conhecer e compreender conceitos de sistemas dinâmicos, tais como variáveis de estado, funções iteradas, órbitas, pontos fixos, ciclos limite, estabilidade, caos, fractais;
  4. Aplicar diagramas de ciclos causais e diagramas de níveis e fluxos em modelação e simulação de sistemas, através da utilização de software específico;
  5. Conhecer e compreender a modelação baseada em indivíduos (agentes) e a sua relação com a modelação baseada em agregados;
  6. Conhecer e compreender modelos matemáticos de sistemas dinâmicos complexos, tais como autómatos celulares e outros modelos baseados em agentes;
  7. Aplicar modelos computacionais de Vida Artificial, tais como o modelo de Boids de Reynolds, em simulações/jogos.

 

Ficha de Unidade Curricular