Passar para o conteúdo principal
Délia Boino
Submetido por dboino a 23 April 2021

Requisitos

O concurso especial de acesso para titulares de diploma de técnico superior profissional (TeSP) abrange os estudantes que, cumulativamente: 

 • Sejam titulares de diploma de técnico superior profissional ou prevejam obtê-lo até à data de candidatura final ao concurso; 

• Sejam titulares das provas especialmente adequadas destinadas a avaliar a capacidade para a sua frequência do ensino superior, realizadas nas Instituições de Ensino Superior; 

• Não estejam abrangidos pelo estatuto do estudante internacional regulado pelo Decreto-Lei n.º 36/2014, de 10 de março, alterado e republicado pelo Decreto-Lei n.º 62/2018, de 6 agosto.

Nota: Este concurso não é próprio para titulares de Cursos de Dupla Certificação de Nível Secundário ou titulares de Cursos Artísticos Especializados.

 

Procedimento

O procedimento é constituído por duas fases:

1.ª fase - Candidatura ao processo de avaliação de capacidade e, mediante admissão ao processo, realização das respetivas provas; 

2.ª fase - Mediante aprovação às provas, candidatura ao concurso especial de acesso nos prazos definidos. 

Tanto a candidatura ao processo de avaliação de capacidade como a candidatura ao concurso especial de acesso são submetidas online, no portal de candidaturas do ISEL.

 

Candidatura ao processo de avaliação de capacidade

Os alunos que reúnam as condições de candidatura ao concurso especial de acesso para titulares de diploma de técnico superior profissional devem efetuar a sua candidatura ao processo de avaliação através deste link. Esta candidatura só é válida após o pagamento do respetivo emolumento, não sendo este reembolsável. Este pagamento deverá ser efetuado até ao limite do prazo definido para a candidatura, não podendo ser considerada qualquer candidatura cujo emolumento seja sido pago posteriormente.

 

Calendário de candidatura ao processo de avaliação de capacidade

Consulte aqui o calendário do concurso de 2022.

 

Documentos a apresentar na candidatura ao processo de avaliação de capacidade

  • Documento de identificação;

  • Diploma de técnico superior profissional ou declaração de compromisso;

  • Curriculum escolar e profissional;

  • Outra documentação considerada relevante.

 

Resultados das candidaturas ao processo de avaliação de capacidade

Licenciatura em Engenharia Civil
Licenciatura em Engenharia Eletrónica e Telecomunicações e de Computadores
Licenciatura em Engenharia Eletrotécnica
Licenciatura em Engenharia Informática e de Computadores
Licenciatura em Engenharia Informática e Multimédia
Licenciatura em Engenharia Mecânica
Licenciatura em Engenharia Química e Biológica
Licenciatura em Engenharia Informática, Redes e Telecomunicações

 

Resultados das provas escritas

Licenciatura em Engenharia Eletrónica e Telecomunicações e de Computadores
Licenciatura em Engenharia Eletrotécnica
Licenciatura em Engenharia Informática e de Computadores
Licenciatura em Engenharia Informática e Multimédia
Licenciatura em Engenharia Química e Biológica

 

Resultados do processo de avaliação da capacidade

A disponibilizar atempadamente.

 

Candidatura ao Concurso Especial de Acesso TeSP

  • Os candidatos “Aprovados p/ Seriação” no processo de avaliação de capacidade deverão proceder à sua candidatura às vagas disponíveis para este concurso no portal de candidaturas do ISEL, nos prazos indicados.

  • Os candidatos devem apresentar  a documentação exigida no processo de avaliação de capacidade, em particular, o diploma de técnico superior profissional e adicionalmente o edital da aprovação nas provas.
    Este diploma deverá, preferencialmente, indicar a área de educação e formação e o nível de qualificação de acordo com o Quadro Nacional de Qualificações para que seja apreciada a adequação do currículo do curso ao ingresso no ciclo de estudos pelo júri do concurso.

  • As vagas disponíveis são preenchidas em função do resultado do processo seleção e seriação, que tem por base as classificações das provas escritas e das entrevistas.

  • A candidatura às vagas só é válida após o pagamento do respetivo emolumento, não sendo este reembolsável. Este pagamento deverá ser efetuado até ao limite do prazo definido para a candidatura, não podendo ser considerada qualquer candidatura cujo emolumento seja sido pago posteriormente.

  • Em caso de dúvida, os candidatos deverão contactar os Serviço de Gestão Académica e Apoio ao Estudante para por email (licenciaturas@isel.pt).

 

Calendário para candidaturas de acesso aos concursos especiais ao ensino superior

Consulte aqui o calendário do concurso às provas.

 

Resultados do processo de seleção e seriação dos candidatos TeSP

A disponibilizar atempadamente.

Nota: Os alunos colocados em edital serão contactados pelos Serviço de Gestão Académica e Apoio ao Estudante para formalizar a sua inscrição no ciclo de estudos ao qual foram admitidos.