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Engenharia Electrónica e Telecomunicações e de Computadores

Engenharia Electrónica e Telecomunicações e de Computadores

A Licenciatura em Engenharia Electrónica e Telecomunicações e de Computadores (LEETC) no ISEL tem como objetivo principal formar engenheiros aptos a responder com competência aos desafios colocados pelo mercado de trabalho no sector das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), nomeadamente nas áreas de eletrónica, telecomunicações e de computadores.  O curso concilia uma sólida formação de base de engenharia com componentes profissionalizantes e de especialização. Confere competências profissionais ao fim de 3 anos de licenciatura, associado a capacidade de adaptação às mudanças resultantes do grande dinamismo do setor. A finalização do curso LEETC permite a admissão as ordens profissionais de engenharia e dá acesso ao Mestrado em Engenharia de Eletrónica e Telecomunicações.

O reconhecimento das competências dos nossos licenciados por parte das entidades empregadoras é muito elevado. Um estudo realizado pela Direção Geral de Estatística da Educação e Ciência em Dezembro 2012 aponta para um taxa de empregabilidade de 93%.

O curso LEETC no ISEL é lecionado em horário diurno e pos-laboral (18h30-23h), permitindo aos alunos-trabalhadores a realização deste curso do 1º ciclo de estudos superiores.

De um modo geral, o plano curricular é estruturado de modo a garantir:

  • Aprofundar as disciplinas de suporte da engenharia (matemática e física), fornecendo bases para o desenvolvimento das UC de engenharia, a continuidade de estudos e o trabalho autónomo;
  • Dar uma formação de base cobrindo as diversas áreas formativas do ciclo de estudos (eletrónica, telecomunicações e computadores);
  • Conferir experiência prática, através de trabalho de laboratório nas UC das diversas áreas formativas e desenvolver capacidade de projeto;
  • Em domínios escolhidos pelos estudantes, conferir conhecimentos profissionalizantes, através das UC de opção e da UC de Projeto;

Distribuição específica atual de unidades curriculares respetiva implementação

  • 7 unidades curriculares nas áreas de matemática e física são leccionadas nos 3 primeiros semestres, dotando os alunos com formação de base que permite a compreensão dos diversos tópicos de engenharia;
  • 14 unidades curriculares estruturantes nas áreas de engenharia eletrónica e telecomunicações e de computadores, dotando os alunos com formação de base de engenharia;
  • 5 unidades curriculares com carácter de especialização e de profissionalização, escolhidas entre um elenco de unidades curriculares optativas, flexibilizando e adequando o perfil formativo às preferências dos alunos; 
  • 1 unidade curricular que fornece competências transversais, escolhida entre um elenco de unidades curriculares optativas;
  • 2 unidades curriculares em qualquer área (transversal ou de especialidade) à escolha dos alunos;
  • 1 unidade curricular de projecto, profissionalizante, vocacionada para a realização de trabalho prático multidisciplinar, onde se avalia a capacidade dos alunos para planear e desenvolver um projecto de forma autónoma e criativa, integrando competências adquiridas ao longo do curso.

Principais objetivos de aprendizagem nas UC obrigatórias

  1. Adquirir conhecimentos gerais de matemática e física e sua aplicação na engenharia eletrónica, telecomunicações e computadores;
  2. Realizar pequenos projetos, elaborar testes e escrever os respetivos relatórios, onde se descreva o problema e justifique as opções tomadas;
  3. Utilizar os equipamentos de medidas elétricas no teste e análise de circuitos eletrónicos;
  4. Analisar sistemas eletrónicos no domínio do tempo e da frequência;
  5. Utilizar ferramentas e simuladores para projetar, desenvolver, avaliar e comparar sistemas eletrónicos e de telecomunicações;
  6. Descrever o mecanismo de geração e propagação de ondas eletromagnéticas em diferentes meios de transmissão;
  7. Compreender as limitações dos meios de transmissão e os métodos para as ultrapassar;
  8. Conhecer os atributos dos blocos constituintes de sistemas de comunicação analógicos e digitais, os compromissos envolvidos e comparar métodos alternativos;
  9. Compreender os princípios base das redes de comunicação, planeamento e configuração de redes locais;
  10. Caracterizar sinais e sistemas contínuos e discretos no domínio do tempo e da frequência;
  11. Projetar circuitos combinatórios e sequenciais, utilizando lógica programável;
  12. Compreender a estrutura interna de um processador, interliga-lo com dispositivos externos e desenvolver programas em assembly;
  13. Compreender a arquitetura de um computador;
  14. Utilizar o sistema operativo e discutir os aspetos relevantes relativos à implementação dos seus conceitos principais;
  15. Desenvolver e manter aplicações informáticas segundo os paradigmas procedimental e da orientação por objetos;
  16. Definir e controlar o calendário de execução de um projecto.

Principais objetivos de aprendizagem nas UC optativas

Formação profissionalizante.

Engenharia De electrónica e telecomunicações e de computadores