Acessibilidade

Matemática Aplicada para a Indústria

Matemática Aplicada para a Indústria

O Mestrado em Matemática Aplicada para a Indústria (MMAI) é um novo curso de mestrado no ISEL dirigido para uma área atualmente em acelerada expansão. Destina-se a formar profissionais capazes de atuar em ambiente multidisciplinar e de dar resposta aos crescentes desafios que se colocam ao mundo das empresas e da indústria no contexto da economia digital - seja em áreas com forte componente tecnológica e/ou logística, seja nas áreas financeira, de consultoria, ou de I&D. 

Para isso, o MMAI proporciona sólidas competências em métodos analíticos, numéricos e estatísticos, base do conhecimento em matemática aplicada, e um forte treino em modelação, programação e simulação, através dos quais será possível aplicar a matemática a uma ampla variedade de problemas práticos. 

O MMAI concilia um tronco comum com a possibilidade de os alunos construírem o seu próprio perfil através das três áreas de especialização oferecidas, incluindo ainda diversas unidades curriculares optativas que oferecem formação complementar (incluindo, entre outras, sistemas dinâmicos, processamento de imagem, aprendizagem automática, mineração de dados, segurança informática, e inteligência artificial). O último semestre pode ser preenchido, em alternativa, por uma dissertação ou por um estágio de natureza profissional. À semelhança de vários outros cursos do ISEL, este mestrado foi construído e irá ser desenvolvido em colaboração com várias entidades empresariais e industriais de relevo. 

Mestres na capacidade de capturar o essencial das situações reais e, através da identificação de modelos matemáticos apropriados, encontrar soluções para os problemas que se lhes deparam, os diplomados do MMAI serão as pontes entre a matemática e o mundo real.

Área de Especialização em Otimização
Área de Especialização em Modelação e Simulação Numérica
Área de Especialização em Tratamento de Dados