No âmbito da unidade de curricular de Introdução à Investigação do MEIC e MEIM, o NOVA-LINCS promove, no dia 27 de novembro, às 18h30, no Auditório Chagas Gomes (Auditório F), a ISEL Talk Machine Learning-based Segment and Object Detection for Engineering Applications, que terá como orador convidado o Professor Stefano Frizzo Stefenon (DEI/ISEL).
Resumo:
A digitalização de desenhos de engenharia antigos, criados e armazenados em papel, é necessária para manter os projetos atualizados e possibilitar alterações futuras. Abordagens de Machine learning surgem como ferramentas para automatizar o processo de digitalização ao interpretar, classificar e converter imagens em papel para formatos digitais. Esta pesquisa investiga a aplicação de técnicas de aprendizagem automática para extrair informações geométricas e semânticas de esquemas de engenharia e propõe uma solução completa para sua digitalização. O método proposto automatiza a detecção e a classificação dos componentes individuais dos diagramas aplicando métodos de deep learning, detecção de segmentos e técnicas de agrupamento. Esses componentes são conectados numa estrutura de grafo usando uma ontologia específica do domínio. Considerando que símbolos raros estão presentes nesses projetos e são difíceis de identificar, já que não há amostras suficientes para treinar o modelo adequadamente, modelos generativos são usados para aumentar o conjunto de dados de ensaio, melhorando seu desempenho ao usar um número maior de amostras analisadas.
Biografia de Stefano Frizzo Stefenon:
Recebeu o título de doutor em Engenharia Elétrica pela Universidade do Estado de Santa Catarina, Brasil, em 2021, e um segundo título de doutor em Informática e Inteligência Artificial pela Universidade de Udine, Itália, em 2025. Foi investigador do Centro de Indústria Digital da Fondazione Bruno Kessler, Itália, e investigador sênior de pós-doutorado da Faculdade de Engenharia e Ciências Aplicadas da Universidade de Regina, Canadá. Atualmente, é professor adjunto no Instituto Superior de Engenharia de Lisboa do Instituto Politécnico de Lisboa, na área de Engenharia da Informática. Seus interesses de pesquisa incluem sistemas de energia elétrica, aprendizado profundo, visão computacional e previsão de séries temporais.