Acessibilidade

Mobilidade ALUNOS

O Erasmus+ é o novo programa da UE para a educação, formação, juventude e desporto.

O Programa é gerido a nível comunitário, pela Comissão Europeia e a nível nacional pela Agência Nacional Erasmus+.

Os alunos e recém graduados do ISEL  poderão, ao abrigo do programa Erasmus +, candidatar-se aos seguintes tipos de mobilidades:

Mobilidade para estudos;

Mobilidade para estágio para alunos;

Mobilidade para estágio para recém graduados.  

  • Candidatura

    As candidaturas para o ano letivo de 2019-2020 estão abertas até dia 31 de janeiro de 2019, através do seguinte endereço: https://portal.ipl.pt/mobilidade/page

    O acesso e a autenticação é feita com as credenciais do sistema NetPA.

  • Matrícula e Bolsas Erasmus

    Durante o período de mobilidade, o aluno está dispensado do pagamento de propinas na universidade parceira, mas deverá manter o pagamento de propinas ao ISEL.
    A matrícula no ISEL é obrigatória e as propinas normais são pagas na instituição de origem dentro dos prazos normais estabelecidos.

    É uma condição do Programa Erasmus+ não haver direito ao pagamento de propinas (para ensino, matrícula, exames, acesso aos laboratórios e bibliotecas, etc.) à instituição de acolhimento.
    No entanto, poderão ser pagos custos de seguros, associações académicas, a utilização de fotocopiadoras, produtos de laboratório, etc., numa base de igualdade com os alunos da mesma universidade.

    Bolsas Erasmus+

    As bolsas de mobilidade não se destinam a cobrir a totalidade das despesas normais de subsistência do estudante, mas sim auxiliar nas despesas suplementares, nomeadamente as despesas resultantes de viagem e/ou alojamento, resultado da realização de um período de estudos ou de estágio profissional no estrangeiro. A atribuição das bolsas é feita pela instituição/entidade de origem, com base nas regras e nas orientações da Agência Nacional.

    O valor das referidas bolsas é definido para cada ano académico e pode variar em função das disponibilidades orçamentais do país de destino, bem como do número de meses de estada no Estado anfitrião. Ser um estudante Erasmus+ não implica necessariamente usufruir de uma bolsa de mobilidade remunerada.

    O tratamento de todas as questões práticas, tais como a viagem e o alojamento, é da inteira responsabilidade do estudante.

    Tabela de Bolsas Erasmus+ 2019-2020
    Pagamento da Bolsa

    Será feita uma transferência inicial de 70% e, no final da mobilidade, após o preenchimento do relatório de estudante e entrega dos documentos necessários, será efetuado o pagamento dos restantes 30%.
    Caso o estudante não obtenha qualquer aproveitamento, o valor da bolsa recebida terá que ser devolvido na íntegra.

    Há ainda a possibilidade de solicitação de uma bolsa suplementar para os estudantes que beneficiem cumulativamente de uma Bolsa SAS e uma Bolsa Erasmus+.

    Inscrição na Universidade de Destino

    Após o conhecimento dos resultados, os alunos selecionados devem candidatar-se diretamente à Universidade de destino. Os prazos em cada escola parceira são variáveis, pelo que a consulta do site da universidade anfitriã é fundamental. As inscrições feitas online devem sempre ser impressas pelo estudante antes de fazer a submissão e uma cópia deve ser entregue no Núcleo re Relações Internacionais do ISEL.

    Antes da partida, todos os alunos Erasmus+ devem solicitar o Cartão Europeu de Seguro de Doença no centro regional de Segurança Social, na Loja do Cidadão ou pela Internet. Este cartão é gratuito e pode ser utilizado para assistência médica em caso de acidente ou de doença súbita em qualquer um dos 27 países da U.E.. No Reino Unido, o estudante não tem de apresentar o cartão, bastando identificar-se com o B.I. ou o Cartão do Cidadão.

  • Regulamento Mobilidade IPL
  • Carta Aluno Erasmus
  • Quais as Instituições parceiras do ISEL?

    A lista atualizada de instituições de destino, por curso, está disponível na plataforma de candidatura.

     
     
  • Calendário candidaturas ano letivo 2018/2019

     

    Atividade Calendarização
    Candidaturas até 18 fevereiro 2018
    Candidatura à universidade escolhida 1º semestre  ver data limite de candidatura no site do parceiro
    Candidatura à universidade escolhida 2º semestre   ver data limite de candidatura no site do parceiro

     

     

  • Quais os procedimentos a tratar antes da partida para o estrangeiro?

    Antes de partir para a sua universidade de acolhimento deverá obrigatoriamente cumprir com os seguintes procedimentos:

    1. O estudante deverá obrigatoriamente inscrever-se no ISEL, como sempre o fez, cumprindo os mesmos prazos e outras obrigações.
      A inscrição e pagamento de propinas obedecem a um calendário, cujo incumprimento acarreta pagamento de multas! O NRI não é responsável por divulgar calendários, prazos ou outros deveres do estudante para com o ISEL, pelo que o estudante deverá manter-se informado.
    2. Alojamento
      O estudante terá de contactar os serviços de alojamento existentes na instituição de acolhimento.
    3. Viagem
      Deverá ser o próprio estudante a marcar a viagem atempadamente, de forma a estar na na instituição de acolhimento quando começarem as aulas.
    4. Ter todos os documentos corretamente preenchidos e assinados e entregues no NRI:
      • Ficha de Estudante;
      • Declaração de aceitação;
      • Procuração, acompanhada da fotocópia do Bilhete de Identidade / Cartão de Cidadão do Procurador;
      • Talão de NIB e documento comprovativo conforme o estudante é titular da conta (Ex.: Cópia da primeira página da caderneta da Caixa Geral de Depósitos, cópia do cabeçalho de uma carta do banco que contenha o nome e o NIB do titular, impressão do NIB no banco online, outro documento emitido pelo banco que tenha o nome do titular e NIB);
      • Cópia do Learning Agreement, assinado pelo Coordenador Departamental;
      • Cópia do Cartão Europeu de Seguro de Doença, PB4 ou Apólice do Seguro de Saúde;

    Logo que lhe seja solicitado,o estudante deve dirigir-se ao NRI para assinar o contrato e respectivo recibo.

    ATENÇÃO: O incumprimento do supra-citado, incluindo prazos, poderá significar a não atribuição de uma bolsa de mobilidade Erasmus. 

  • Quais os procedimentos a tratar após o regresso?

    Terminada a mobilidade e até 15 dias após regresso, o estudante deverá entregar os seguintes documentos no NRI:

    • Learning agreement original, incluindo alterações (se aplicável) assinado pela Universidade de acolhimento;
    • Statement of incorporation and stay devidamente preenchida e assinada pela Instituição de acolhimento;
    • Cópia do Transcript of Records (certificado de notas) emitido pela Instituição de Acolhimento - normalmente este documento é emitido pela Instituição e enviado diretamente por correio para o ISEL.

    NOTA: Os estudantes que participaram numa mobilidade Erasmus (independentemente, de serem beneficiários de uma Bolsa Erasmus ou estudantes de "Bolsa Zero") devem, ainda, preencher o Relatório Final Individual de Estudante utilizando as credenciais de acesso, até 15 dias após regresso. As credenciais são enviadas por e-mail, contra-entrega da Declaração de Estadia no NRI.
    Só após do preenchimento do relatório é que o aluno recebe os 20% finais da bolsa de mobilidade.

    Processo de reconhecimento académico (acreditação)

    É da responsabilidade do estudante despoletar o processo de reconhecimento académico junto do representante Erasmus. Para tal, o estudante deverá munir-se dos seguintes documentos:

    • Transcript or Records original, emitido pela Universidade de acolhimento;
    • Cópia do Learning Agreement.

    Depois de ter o Learning agreement totalmente preenchido, deverá entregar no NRI.

  • Representantes Erasmus

     

    AREA

    CURSO

    REPRESENTANTE

    EMAIL

    ADEC

    LEC

    Prof. Paulo Gil Pedro

    ppedro@dec.isel.pt 

    LTGM 

    Profª Maria Idália Gomes 

    idaliagomes@dec.isel.pt

    MEC

    Prof. Paulo Mendes

    pmendes@dec.isel.pt

    AREA

    CURSO

    REPRESENTANTE

    EMAIL

    ADEETC

    LEETC

    Profª Iola Pinto

    ipinto@adm.isel.pt

    LEIC

    Prof.ª Cátia Vaz

    cvaz@cc.isel.pt

    LEIM

    Prof. João Beleza Sousa

    jsousa@deetc.isel.pt

    LEIRT

    Prof. João Ferreira Martins

    jfmartins@deetc.isel.pt

    MEET

    Prof. Mário Véstias 

    mvestias@deetc.isel.ipl.pt

    MEIC

    Prof.ª Cátia Vaz

    cvaz@cc.isel.pt

    MERCM

    Prof. Pedro Fazenda

    pvf@cedet.isel.ipl.pt

    AREA

    CURSO

    REPRESENTANTE

    EMAIL

    ADEEEA

    LEE

    Prof. Ricardo Luís

    rluis@deea.isel.pt

    MEE

    Prof. Ricardo Luís

    rluis@deea.isel.pt

    AREA

    CURSO

    REPRESENTANTE

    EMAIL

    ADM

    LMATE

    Prof.ª Sónia Carvalho

    scarvalho@adm.isel.pt

    AREA

    CURSO

    REPRESENTANTE

    EMAIL

    ADEM

    LEM

    Prof. Armando Soares Inverno

    ainverno@dem.isel.pt

    MEM

    Prof. António Abreu

    ajfa@dem.isel.pt

    MEMan.

    Prof. António Abreu

    ajfa@dem.isel.pt

    AREA

    CURSO

    REPRESENTANTE

    EMAIL

    ADEQ

    LEQB

    Prof.ª Celeste Serra

    mcserra@deq.isel.pt

    MACRAS

    Profª Sónia Martins

    smartins@deq.isel.ipl.pt

    MEQB

    Prof. Jaime Puna

    jpuna@deq.isel.pt

    MEQA

    Profª Isabel João

    ijoao@deq.isel.pt

    MEB

    Prof. Manuel Matos

    mmatos@deq.isel.pt