Passar para o conteúdo principal

50 anos do ISEL em Marvila celebrados com exposição sobre a sua história

exposicao_50anos_marvila
02 Maio 2022

Celebrando 50 anos de atividade no seu campus em Marvila, o Instituto Superior de Engenharia de Lisboa (ISEL) inaugura uma nova exposição onde conta a história da sua construção, os projetos e a conjuntura do ensino à data. “ISEL 50 anos em Marvila: memórias da sua construção” é composta por posters, fotografias e documentos de arquivo, é aberta ao público e está patente no átrio principal do Instituto.

Com mais de 100 anos de atuação nos domínios do ensino, da formação profissional e da investigação, e uma forte ligação à indústria e serviços, o ISEL está instalado na freguesia de Marvila desde 1970. Esta exposição relata a história da construção do campus do Instituto Industrial de Lisboa (IIL), antecessor do ISEL, e explica por que razão foi construído neste local, os projetos, os custos, como foi equipado, quais as perspetivas para o ensino e ainda os problemas vividos pelos seus alunos.

Para José Nascimento, presidente do ISEL, «esta exposição assinala um marco fundamental na história do ISEL e um acontecimento determinante para o desenvolvimento da escola e da engenharia no país. Aqui encontramos relatados os antecedentes e o processo da construção deste campus, o contexto da sua implementação em Marvila, o equipamento com o qual entrou em funcionamento e o agitado início das aulas.»

Aproveitando a inauguração e invocando o subtítulo “Memórias da sua construção”, o presidente do ISEL falou sobre «diversos projetos, alguns já concluídos, outros em curso e outros ainda em fase de desenvolvimento, que têm sido levados a cabo no sentido de transformar o edificado à luz dos novos paradigmas: o conforto da comunidade, a eficiência energética, a transformação digital e a gestão eficiente dos recursos, assente na responsabilidade ambiental e social.»

A exposição "ISEL 50 anos em Marvila: memórias da sua construção" foi inaugurada pelo presidente do ISEL, José Nascimento, pela vereadora da Câmara Municipal de Lisboa, Filipa Roseta, e pela vice-presidente do Instituto Politécnico de Lisboa, Maria João Escudeiro.

Patente no átrio principal do edifício P, a exposição é aberta ao público e pode ser visitada de segunda a sexta-feira, entre as 9h e as 21h, e aos sábados entre as 9h e as 13h.

 

expo1

expo3

expo4

expo6

expo8

Fotos: Alexandre Ventura