Passar para o conteúdo principal

CoVIS, o projeto que veio revolucionar a monitorização da saúde à distância

COVIS

O projeto CoVIS tem como objetivo desenvolver uma solução de monitorização, em tempo real, de sinais vitais com recurso a técnicas wireless. 

No contexto pandémico que vivemos atualmente com a COVID-19, surge a necessidade de monitorização à distância da condição do paciente hospitalizado. O COVIS visa desenvolver e estudar um sistema low cost e contactless capaz de monitorizar sinais vitais e obter informações acerca do meio ambiente, permitindo aos profissionais de saúde ter acesso remoto a informação sobre o paciente em tempo real e com possibilidade de receber alertas caso exista alguma alteração extraordinária nos sinais vitais do paciente. Esta técnica para além de ser mais confortável para o paciente, uma vez que elimina o uso de fios, permite também aos profissionais de saúde evitar o contacto permanente com pacientes que possuam doenças contagiosas, como é o caso da COVID-19.

Financiado pelo Programa Compete 2020, é liderado pela empresa Wavecom em copromoção com o Instituto de Telecomunicações - Aveiro, Instituto Politécnico de Viana do Castelo e Instituto Superior de Engenharia de Lisboa. Iniciado a 15 de outubro de 2020 tem a duração de 9 meses.

O ISEL participa como parceiro, tendo como responsável local o Professor Pedro Pinho (ADEETC/ISEL), Professor Paulo Marques (ADEETC/ISEL), e os bolseiros Rita Almeida, Fábio Silva e Helder Justino (alunos do MEET/ISEL).

Artigo “Medir a saúde à distância” publicado no semário Expresso de 16 de abril de 2021.

Mais informações em https://covis.wavecom.pt/