Passar para o conteúdo principal

Dia Internacional do Resíduo Zero: Um Apelo à Sustentabilidade

30 março Dia Internacional do Resíduo Zero
30 Mar 2024

Hoje, dia 30 de março, assinala-se o Dia Internacional do Resíduo Zero, uma data que nos convida a refletir sobre os nossos hábitos de consumo e produção. De acordo com dados alarmantes, os resíduos sólidos urbanos gerados pelas pessoas num único ano, se empilhados em contentores padrão, seriam suficientes para circundar o globo terrestre 25 vezes. Mais ainda, a humanidade produz incríveis 430 milhões de toneladas de plástico anualmente, sendo que dois terços destes são produtos de curta duração que acabam rapidamente descartados.

Perante estes números impressionantes, torna-se crucial adotar medidas urgentes para reduzir o resíduo em todas as áreas da nossa vida. A sensibilização para a importância de práticas sustentáveis de produção e consumo é essencial para preservar os recursos naturais e proteger o meio ambiente para as gerações futuras.

O ISEL junta-se a esta causa global, incentivando a comunidade académica e a sociedade em geral a repensar os seus hábitos diários. Pequenas ações, como reciclar, reutilizar produtos e reduzir o consumo desnecessário, podem ter um impacto significativo na diminuição do resíduo e na conservação do meio ambiente.

No seu discurso sobre esta data, António Guterres referiu “O nosso planeta está a afogar-se numa torrente de lixo … Todos os anos, a humanidade produz mais de 2 mil milhões de toneladas de resíduos sólidos urbanos. Alimentos podres, garrafas plásticas, aparelhos eletrónicos com componentes químicos e muito outros são deitados fora sem considerar a nossa água, terra e ar. … O consumo excessivo está a matar-nos. A humanidade precisa de uma intervenção.”

Uma das formas eficaz de todos darmos um contributo nesta área, é a aplicação, no nosso dia a dia, da política dos 5R’s, baseada nos princípios de "Repensar, Recusar, Reduzir, Reutilizar e Reciclar".

Repensar envolve uma reflexão profunda sobre os nossos padrões de consumo e hábitos de vida, equacionando alternativas mais sustentáveis e conscientes, que poderemos adotar enquanto consumidores. Recusar envolve evitar produtos desnecessários, produtos que sabemos ter elevada pegada de carbono e embalagens excessivas. Reduzir incentiva a diminuição do consumo de alguns produtos, minimizando o desperdício desde o início. Reutilizar promove o uso prolongado dos materiais e a criatividade na transformação de resíduos em novos recursos, uteis no nosso dia a dia. Reciclar incentiva a separação correta de resíduos de forma a ser possível a sua reciclagem. Estes princípios visam reduzir o impacto ambiental e promover um estilo de vida mais sustentável e consciente.

Neste Dia Internacional do Resíduo Zero, comprometamo-nos a fazer a diferença. Juntos, podemos construir um futuro mais sustentável e resiliente para todos.

30 março Dia Internacional do Resíduo Zero

Ação de plantação de ilha de biodiversidade realizado no âmbito dos eco days 2024

30 março Dia Internacional do Resíduo Zero

Workshop de óleos usados realizado no âmbito dos eco days 2024