Passar para o conteúdo principal

Docentes do ISEL marcam presença na Urban Research and Education Knowledge Alliance - U!REKA

eureka team IPL/ISEL
02 Jun 2022

Docentes do ISEL marcaram presença na conferência anual da Urban Research and Education Knowledge Alliance - U!REKA, integrada pelo Politécnico de Lisboa.

eureka1  eureka3   

O evento decorreu em formato presencial, nos dias 16 e 17 de maio de 2022, em Gent (Bélgica), e para além da comitiva do Politécnico de Lisboa, representada pelo pró-presidente para a Internacionalização e Cooperação, Fernando Melício, pela coordenadora Institucional para a Internacionalização, Cristina Marques, pelo pró-presidente para a Investigação, Desenvolvimento, Inovação e Empreendedorismo, José Manuel Cavaleiro, pela pró-presidente para a Comunicação Estratégica, Ana Raposo e pelo estudante Tiago Diniz, marcaram presença, em representação do ISEL, os docentes António Serrador, Filipe Barata, Nuno Datia e Pedro Fonte, bem como o pró-presidente para a Qualidade do Politécnico de Lisboa, Manuel Matos.

António Serrador (DEETC/ISEL), apresentou o poster “Promoting ICT session in a smart city context”, onde deu a conhecer os projetos 5G-MOBIX, C-Streets e projetos de consultoria com a CML na área dos sistemas de transporte inteligentes, desenvolvidos no âmbito do Future Internet Technologies - FIT/ISEL.

“Solar Energy Sources as a response to the energy consumption of the municipality of Barcarena, Portugal” foi o poster apresentado Filipe Barata (DEEEA/ISEL), que deu a conhecer uma análise de viabilidade económica para implementação de energia renovável solar fotovoltaica para a comunidade urbana da freguesia de Barcarena em Oeiras. O estudo apresentado utiliza as caraterísticas demográficas da população residente, o seu consumo energético, o tipo de edificado existente e o potencial de produção energético para apresentar um conjunto de soluções adaptadas à realidade da comunidade.

Nuno Datia (DEETC/ISEL), através do poster intitulado "From data to Knowledge — A roadmap to a Smart and Sustainable city", abordou os problemas e desafios existentes no tratamento, análise e valorização dos dados existentes numa cidade inteligente, focada nos trabalhos desenvolvidos pelo FIT/ISEL com a Câmara Municipal de Lisboa.

Por fim, Pedro Fonte (DEEEA/ISEL), apresentou o poster “Intelligent Charging & Energy Sharing (ICES)”, que partilhou um conceito que pretende suportar infraestruturas de carregamento de veículos elétricos (VE) em micro-redes DC, de modo que os VE possam partilhar entre si energia armazenada de uma forma cooperativa através de conversores bidirecionais. Para tal têm de ser desenvolvidos protocolos de comunicação entre os veículos bem como modelos económicos que suportem as transações financeiras. Do mesmo modo é necessário ser criada legislação específica que regule as transações e os direitos/deveres dos agentes envolvidos.

Fotos: António Serrador / Politécnico de Lisboa