Passar para o conteúdo principal

Docentes do ISEL tomam posse como membros do Conselho Geral do IPL

tomada de posse dos novos membros do conselho geral do IPL
03 Abr 2024

Decorreu no passado dia 18 de março a cerimónia de tomada de posse dos representantes do corpo docente e não docente no Conselho Geral do Politécnico de Lisboa, para o período de 2024 a 2027, eleitos a 1 de fevereiro de 2024.

Ana Maria Bettencourt, presidente cessante do Conselho Geral, na cerimónia solene, empossou os membros eleitos para integrar o Conselho Geral do IPL, entre os quais os professores do ISEL Cátia Vaz (DEETC/ISEL) e Carlos Meneses (DEETC/ISEL). A professora Ana Catarina Sousa (DEQ/ISEL), também eleita, não esteve presente por estar em missão do IPL no estrangeiro.

Professora Cátia Vaz toma posse CG IPL Professor Carlos Meneses toma posse CG IPL

Vanessa Glória foi reeleita enquanto representante dos funcionários não docentes. 

A eleição para os representantes docentes teve como resultado:
Cátia Vaz (ISEL), Amadeu Ferro (ESTeSL), Maria Carlos Annes (ISCAL), Fernanda Bonacho (ESCS), Abel Arez (ESELx), Ricardo Pinheiro (ESML), Marta Mendes (ESTC), Ângelo Neto (ESD), Ana Catarina  Sousa (ISEL), Paulo Costa (ISCAL), Rute Borrego (ESTeSL), João Rosário (ESCS), Carlos Meneses Ribeiro (ISEL), Lina Vieira (ESTeSL), Fernando Seabra (ISCAL), André Sendin (ESCS) e Antónia Estrela (ESELx).

Após a cerimónia de tomada de posse seguiu-se a primeira reunião do novo Conselho Geral, onde foi eleita a lista de cooptados constituída por personalidades externas de reconhecido mérito, não pertencentes à Instituição, com conhecimentos e experiências relevantes para o Politécnico de Lisboa. 

Com a maioria dos votos, os cooptados eleitos foram: 

  • David Justino - antigo Ministro da Educação e presidente do Conselho Nacional de Educação;
  • Susana Graça - vogal executiva do conselho de administração da EGEAC;
  • Paula Franco - Bastonária do Ordem dos Contabilistas Certificados;
  • Francisco Santos - vice - presidente da FCT, Fundação para a Ciência e Tecnologia;  
  • Luís Osório - jornalista, dirigiu jornais e estação de rádio;
  • Cristina Amaro - licenciada pela Escola Superior de Comunicação Social (ESCS), autora e rosto do programa televisivo Imagens de Marca;
  • Teresa Martins - coordenadora de projetos na área da educação na Fundação Aga Khan;
  • Luísa Cerdeira - antiga administradora da Universidade de Lisboa e presidente da FORGES- Fórum da Gestão do Ensino Superior nos Países e Regiões de Língua Portuguesa até 2018;
  • Natanael Vinha - chefe de gabinete da secretária de Estado da Administração Pública; 
  • Bruno Mota - licenciado pelo Instituto Superior de Engenharia de Lisboa (ISEL), fundador da Bold International, empresa de consultoria tecnológica.

A lista de suplentes é composta por: José Carlos Cerqueira, Manuel Puerta da Costa, Iolanda Rodrigues, João Paulo Farias e Cláudia Regina. 

O Conselho Geral é um dos órgãos do Politécnico de Lisboa, constituído por 17 professores e investigadores, 5 alunos, 1 funcionário e 10 são personalidades externas convidadas. Uma das funções mais importantes do conselho geral é a eleição do presidente do IPL. Este órgão propõe iniciativas que considere necessárias ao bom funcionamento da instituição; elege o provedor do estudante, mediante proposta da federação académica do IPL e aprova o regulamento das suas atividades; autoriza o estabelecimento de consórcios; e homologa o regulamento disciplinar dos estudantes.

Tomada de posse CG IPL Tomada de posse CG IPL Tomada de posse CG IPL
Tomada de posse CG IPL Tomada de posse CG IPL Tomada de posse CG IPL
Tomada de posse CG IPL Tomada de posse CG IPL Tomada de posse CG IPL
Tomada de posse CG IPL Tomada de posse CG IPL Tomada de posse CG IPL
Tomada de posse CG IPL Tomada de posse CG IPL Tomada de posse CG IPL
Tomada de posse CG IPL Tomada de posse CG IPL Tomada de posse CG IPL