Passar para o conteúdo principal

Escola Aberta no ISEL

Escola Aberta PAFSE
04 Jul 2023

No dia 31 de maio, no âmbito do projeto PAFSE, o ISEL acolheu o evento “Escola Aberta”. Financiado pelo Horizon 2020 research and innovation program, este projeto pretende motivar os jovens para enveredarem para as áreas STEM.

No dia da Escola Aberta no ISEL os alunos, do 7º ao 9º ano, apresentaram os seus trabalhos finais e posters que realizaram em grupo tendo como foco a saúde pública e o ambiente recorrendo à gamificação em Engenharia. Os posters foram expostos no átrio principal, proporcionando aos alunos a troca de impressões sobre os trabalhos dos colegas. 

O ISEL desenvolveu 3 cenários educacionais: gotículas e a física da transmissão de vírus, fontes de energia e impacto na saúde pública, poluição sonora e qualidade de vida. Nestes cenários os alunos tiveram a oportunidade de experimentar as ferramentas e jogos dos restantes cenários: simulações de propagação de doenças por via aérea, o jogo dos impactos da seleção de fontes primárias para consumo de energia e realidade virtual da exposição ao ruído. Além das escolas piloto, secundária José Gomes Ferreira, básica Pedro de Santarém, Filipa de Lencastre, secundária Padre António Vieira, EB23 Almirante Gago Coutinho, EB23 Luís de Camões, secundária António Damásio e secundária Dom Dini, estiveram presentes algumas escolas profissionais (Ciências Geográficas, Gustavo Eiffel, Cenfim e Escola Digital Rumos), bem como alguns dos parceiros nacionais do projeto, como a FLL- First Lego League e a Toyno.