Giuseppe Alanza, estudante do Mestrado em Engenharia Civil do ISEL (área de especialização Vias de Comunicação e Transportes), foi agraciado com o 1º lugar no Simpósio em Engenharia Civil 2023 atribuído pelo Instituto Superior Técnico com o prémio de “Melhor Resumo - Mestrado”.
O Simpósio realizado teve como principal objetivo divulgar os trabalhos académicos (Dissertação/Projeto/Estágio/Seminário ou equivalente) concluídos em 2021 ou 2022, pelos estudantes finalistas/recém-diplomados de Licenciatura e Mestrado em Engenharia Civil. A edição de 2023 do Simpósio contou com a participação de 86 candidaturas de estudantes de diversas entidades de ensino superior portuguesas.
O trabalho desenvolvido por Giuseppe Alanza foi orientado pelo professor Doutor Henrique Borges Miranda (DEC/ISEL), Doutora Ana Cristina Freire (LNEC) e professora Doutora Carla Costa (DEC/ISEL), sob o título de Eco-asphalt mixtures made with by-product from oil refining industry. Os estudos realizados compreenderam uma significativa componente experimental desenvolvida no Laboratório Nacional de Engenharia Civil em colaboração com o Instituto Superior de Engenharia de Lisboa.
O trabalho teve como objetivo avaliar a viabilidade da substituição parcial do fíler de uma mistura betuminosa por um catalisador de equilíbrio (ECat), para aplicação em pavimentos rodoviários. O ECat é um subproduto gerado em quantidades significativas nas refinarias de petróleo e possui propriedades únicas. Em complemento a produção de misturas betuminosas com ECat contribui para o cumprimento de vários Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS 12, ODS 9, ODS 11, ODS 15, ODS 17 – da Organização das Nações Unidas (ONU) contribuindo desta forma para a implementação de uma economia mais circular.