Miguel Alves, estudante da Licenciatura em Engenharia Informática e de Computadores, conquistou o 3.º lugar no concurso internacional ideaUP! 2025, promovido pela FH Salzburg – University of Applied Sciences, na Áustria, instituição na qual se encontra em modalidade outgoing do programa Erasmus+.
O jovem concorreu com o projeto Nature Protector, uma startup por si fundada, enfrentando dezenas de candidaturas de estudantes, investigadores e empreendedores de várias instituições de ensino superior e do ecossistema de inovação austríaco.
O Nature Protector propõe um sistema integrado de prevenção, deteção e resposta a incêndios florestais, combinando tecnologia, análise de dados e coordenação entre entidades, com o objetivo de proteger florestas e territórios rurais, reduzir danos ambientais e mitigar emissões de CO₂. O júri destacou o forte impacto social e ambiental da solução, bem como o seu potencial de implementação.
O concurso ideaUP! 2025 contou com 38 projetos candidatos, avaliados por um júri especializado segundo critérios como grau de inovação, benefício para o utilizador, diferenciação e viabilidade económica. A obtenção do 3.º lugar representa um reconhecimento significativo da qualidade do trabalho desenvolvido pelo estudante do ISEL num contexto internacional altamente competitivo.