Quatro estudantes do ISEL integraram as equipas vencedoras da edição de 2025 do ACE Challenge – Academia de Inovação, Criatividade e Empreendedorismo, do Politécnico de Lisboa (IPL).
A cerimónia de entrega de prémios decorreu no dia 15 de dezembro de 2025, nos Serviços da Presidência do IPL e contou com a presença do Presidente do Politécnico de Lisboa, Professor António Belo, do Vice-Presidente para a Investigação e Criação Artística, Empreendedorismo e Internacionalização, Professor Ricardo Pinheiro, e da representante do júri do concurso, Dra. Isabel Afonso, da Caixa Geral de Depósitos (CGD).
1.º Prémio: “Verdito”
O projeto “Verdito” foi o grande vencedor do ACE Challenge 2025, recebendo o 1.º Prémio, atribuído pela CGD, no valor de 2.000 euros. A equipa vencedora integra Rafael Romão, estudante do ISEL, juntamente com colegas da Escola Superior de Saúde de Lisboa e da Escola Superior de Música de Lisboa.
O Verdito é uma aplicação multiplataforma (telemóvel, iPad e desktop), prática e de fácil utilização, que permite verificar a credibilidade de produtos que alegam cumprir metas de desenvolvimento sustentável.
Através da análise de dados públicos e do uso mediado de um modelo de inteligência artificial, a aplicação avalia produtos que apresentam selos e certificações ambientais, analisando a reputação das empresas, os seus compromissos em matéria de sustentabilidade e a coerência das suas práticas.
O Verdito integra ainda um sistema de créditos que possibilita a amortização da pegada de carbono, bem como a criação de uma comunidade online, promovendo a interação entre consumidores através de feedback e partilha de experiências. O projeto pretende contribuir para decisões de consumo mais informadas e responsáveis, combatendo fenómenos como o greenwashing.

2.º Prémio: “AnthoSuture”
O 2.º Prémio, no valor de 1.500 euros, foi atribuído ao projeto “AnthoSuture”, desenvolvido por uma equipa constituída por estudantes do ISEL: Pedro Afonso, Rui Quintas (estudantes do mestrado em Engenharia Biomédia, lecionado em parceria com a Escola Superior de Saúde de Lisboa) e Susana Cabral.
O AnthoSuture propõe o desenvolvimento de um fio de sutura inovador, produzido a partir de materiais de origem natural, capaz de alterar a cor consoante o pH da ferida. Esta solução funciona como um indicador visual precoce de infeção, permitindo uma resposta mais rápida por parte dos profissionais de saúde e contribuindo para a prevenção de infeções hospitalares. A alteração da cor do fio facilita a monitorização do processo de cicatrização e a deteção de eventuais complicações.

ACE Challenge: inovação e colaboração no Politécnico de Lisboa
O ACE Challenge é o concurso de ideias do Politécnico de Lisboa, integrado na ACE – Academia de Inovação, Criatividade e Empreendedorismo. A iniciativa incentiva o desenvolvimento de soluções inovadoras e promove o trabalho colaborativo entre diferentes áreas científicas, reforçando a ligação entre conhecimento, criatividade e impacto social.
Veja o álbum de fotografias, no Flickr do IPL.
Texto: MFC/GCI (adaptado)
Fotografias: MQ/GCI-IPL