Passar para o conteúdo principal

Estudantes do ISEL distinguidos no ACE Challenge 2025

ACE Challenge 2025
16 Jan 2026

Quatro estudantes do ISEL integraram as equipas vencedoras da edição de 2025 do ACE Challenge – Academia de Inovação, Criatividade e Empreendedorismo, do Politécnico de Lisboa (IPL). 

A cerimónia de entrega de prémios decorreu no dia 15 de dezembro de 2025, nos Serviços da Presidência do IPL e contou com a presença do Presidente do Politécnico de Lisboa, Professor António Belo, do Vice-Presidente para a Investigação e Criação Artística, Empreendedorismo e Internacionalização, Professor Ricardo Pinheiro, e da representante do júri do concurso, Dra. Isabel Afonso, da Caixa Geral de Depósitos (CGD).

1.º Prémio: “Verdito” 

O projeto “Verdito” foi o grande vencedor do ACE Challenge 2025, recebendo o 1.º Prémio, atribuído pela CGD, no valor de 2.000 euros. A equipa vencedora integra Rafael Romão, estudante do ISEL, juntamente com colegas da Escola Superior de Saúde de Lisboa e da Escola Superior de Música de Lisboa.

O Verdito é uma aplicação multiplataforma (telemóvel, iPad e desktop), prática e de fácil utilização, que permite verificar a credibilidade de produtos que alegam cumprir metas de desenvolvimento sustentável.
Através da análise de dados públicos e do uso mediado de um modelo de inteligência artificial, a aplicação avalia produtos que apresentam selos e certificações ambientais, analisando a reputação das empresas, os seus compromissos em matéria de sustentabilidade e a coerência das suas práticas.
O Verdito integra ainda um sistema de créditos que possibilita a amortização da pegada de carbono, bem como a criação de uma comunidade online, promovendo a interação entre consumidores através de feedback e partilha de experiências. O projeto pretende contribuir para decisões de consumo mais informadas e responsáveis, combatendo fenómenos como o greenwashing.

ACE Challenge 2025


2.º Prémio: “AnthoSuture”

O 2.º Prémio, no valor de 1.500 euros, foi atribuído ao projeto “AnthoSuture”, desenvolvido por uma equipa constituída por estudantes do ISEL: Pedro Afonso, Rui Quintas (estudantes do mestrado em Engenharia Biomédia, lecionado em parceria com a Escola Superior de Saúde de Lisboa) e Susana Cabral.

O AnthoSuture propõe o desenvolvimento de um fio de sutura inovador, produzido a partir de materiais de origem natural, capaz de alterar a cor consoante o pH da ferida. Esta solução funciona como um indicador visual precoce de infeção, permitindo uma resposta mais rápida por parte dos profissionais de saúde e contribuindo para a prevenção de infeções hospitalares. A alteração da cor do fio facilita a monitorização do processo de cicatrização e a deteção de eventuais complicações.


ACE Challenge: inovação e colaboração no Politécnico de Lisboa

O ACE Challenge é o concurso de ideias do Politécnico de Lisboa, integrado na ACE – Academia de Inovação, Criatividade e Empreendedorismo. A iniciativa incentiva o desenvolvimento de soluções inovadoras e promove o trabalho colaborativo entre diferentes áreas científicas, reforçando a ligação entre conhecimento, criatividade e impacto social.

Veja o álbum de fotografias, no Flickr do IPL.


Texto: MFC/GCI (adaptado)
Fotografias: MQ/GCI-IPL