No âmbito do projeto Horizontes da Educação - Chamada para o Futuro, o ISEL participou no workshop co-criativo dedicado à construção e exploração de cenários para o futuro da Educação em Portugal, realizado no dia 16 de janeiro de 2026, na Católica Lisbon School of Business & Economics, em Lisboa. A iniciativa, promovida pela Fundação Santander, foi dedicada à reflexão estratégica sobre o futuro da Educação em Portugal.
Este workshop constituiu um momento de trabalho colaborativo e interdisciplinar, reunindo diferentes atores do ecossistema educativo, tais como ensino superior, escolas, estudantes, associações, administração pública, fundações, empresas e sociedade civil, com o objetivo de refletir, de forma estruturada, sobre os desafios e oportunidades que irão moldar a Educação nas próximas décadas.
Ao longo da sessão, os participantes foram convidados a explorar as principais incertezas e tensões suscetíveis de conduzir a futuros distintos para a Educação em Portugal, bem como a co-construir cenários de futuro que traduzem possibilidades, riscos e oportunidades, num horizonte temporal até 2050. O trabalho desenvolvido permitiu, ainda, identificar implicações estratégicas e pistas de ação relevantes para instituições de ensino, políticas públicas e iniciativas concretas.
O ISEL esteve representado, neste workshop, pela Vice-Presidente, Professora Carla Viveiros, e pelo estudante Daniel Santos, reforçando o compromisso da instituição com a participação ativa em processos colaborativos de reflexão estratégica e de construção de visões partilhadas para o futuro da Educação em Portugal.
Consulte mais informação sobre o projeto e esta iniciativa, aqui.