João Mascarenhas (DEM/ISEL), docente, investigador na área de Mecânica e Materiais e autor premiado de banda desenhada e ilustração, doou à Biblioteca do ISEL um conjunto de obras da sua autoria.
Na doação, incluem-se quatro exemplares da coleção O Menino Triste, bem como títulos resultantes de colaborações, como BDLP #5 (Banda Desenhada da Língua Portuguesa) e O Perigoso Pacifista – Histórias de Adriano Correia de Oliveira.

Reconhecido internacionalmente, João Mascarenhas é autor premiado de banda desenhada desde 2001, ano em que iniciou a publicação da sua personagem e alter ego O Menino Triste, que já conta com quatro livros. O seu trabalho tem sido apresentado em vários continentes e integra inúmeros projetos editoriais e fanzines. Venceu o Prémio Nacional de BD do Festival Internacional Amadora BD 2013 (Melhor Fanzine) e o Troféu HQ MIX 2014, no Brasil (Destaque da Língua Portuguesa).
Para além da vertente artística, João Mascarenhas é Doutorado em Mecânica e Materiais e tem harmonizado as suas competências científicas e criativas para aproximar a Ciência do grande público através da 9.ª Arte. Há mais de 40 anos, desenvolve bandas desenhadas que divulgam atividades científicas e técnicas, incluindo projetos nacionais e europeus. As suas histórias têm sido publicadas em revistas e livros de caráter científico e técnico, em diversos países.