A primeira edição (2022/23) do “Prémio Hélder Pita”, criado pela Ordem dos Engenheiros Técnicos, reconheceu com o 2º lugar o estudante Fábio Silva.
Aluno do Mestrado em Engenharia de Eletrónica e Telecomunicações (MEET), desenvolveu o seu trabalho de mestrado intitulado “Electrical Impedance Tomography Acquisition System”, tendo sido orientado pelo Professor Pedro Pinho.
"Obter este prémio não só serve para dar um novo nível de valor ao trabalho efetuado durante a tese de mestrado, como também ao conhecimento obtido e esforço feito durante todo o meu percurso no ISEL. Agradeço ao Professor Pedro Pinho e ao Ivan Pombo." afirmou Fábio Silva.
O “Prémio Hélder Pita”, para além da homenagem ao antigo docente do ISEL e reconhecimento pelo papel desempenhado na defesa desta Ordem, tem como objetivo distinguir alunos finalistas ou recém graduados que, pela qualidade do seu trabalho científico ou projeto final, particularmente relevante no panorama nacional e/ou internacional, se destaquem de entre os demais em virtude do grau de excelência e inovação da solução e/ou da complexidade do estudo, reconhecendo o seu mérito, esforço e dedicação para a promoção da Engenharia em Portugal e nos países da CPLP. Este prémio atribui um dos mais elevados valores pecuniários aos vencedores, neste setor.
O Júri Nacional avaliou um total de 52 candidaturas, referentes a trabalhos de nível de Licenciatura, Mestrado e Doutoramento, provenientes de Portugal e Brasil tendo atribuído o 2.º prémio a Fábio Silva o que confere ao estudante o valor de 1000€ e 2000€ para o(s) orientador(es).