Passar para o conteúdo principal

Projeto ASER-Meta aprovado

projeto ASER-META
29 Set 2022

Foi recentemente aprovado, pela FCT, o projeto ASER-Meta: Interruptor óptico baseado num Metamaterial de silicio amorfo Eletricamente Reconfigurável, com um orçamento de 50.000€. 

O ISEL é a entidade proponente e única participante, tendo como investigador responsável o professor Alessandro Fantoni (DEETC/ISEL).

O Projeto apresenta-se como uma proposta multidisciplinar, envolvendo competências em fotónica, nanotecnologia, eletrónica e ciência da computação. O objetivo do projeto é a realização dum protótipo de um interruptor ótico reconfigurável 2x4, controlado eletricamente por um módulo FPGA. O protótipo resultante deve ser considerado como uma prova de conceito para uma abordagem MOS em matriz ativa para controlar o comportamento de uma estrutura MMI de silício amorfo, onde o índice de refração do semicondutor é controlado por tensão como um meta-material comutado reconfigurável. 

Uma configuração matricial dum conjunto destes interruptores permitiria, para exemplo, a fabricação de um elemento de tensor-core ótico, para ser utilizado em hardware GPU, preparando o caminho para uma camada ótica completa num hardware dedicado a tarefas de deep learning, com potencial de comercialização em larga escala nas próximas futuras aplicações de Realidade Virtual.

 

funding