Passar para o conteúdo principal

Projeto IProPBio, “Integrated Process and Product Design for Sustainable Biorefineries”, concluído com sucesso

IProPBio
11 Abr 2024

O projeto IProPBio, que decorreu 1 de janeiro de 2018 e 31 de outubro de 2023 financiado sobre o programa: Excellent Science – Marie Skłodowska-Curie Actions, do qual o ISEL foi Instituição participante, mereceu recentemente um elogio do Comissão Europeia, H2020 com a publicação de um artigo sobre o projeto onde se refere: “IProPBio promoveu importantes contributos para uma bioeconomia mais sustentável na Europa. Ao longo do projeto, mais de 100 artigos científicos foram publicados”. 

Este projeto teve como investigador responsável no ISEL o Professor José Paixão Coelho (DEQ/ISEL).

O objetivo geral do IProPBio foi trocar conhecimentos teóricos e experimentais complementares entre investigadores, ao mesmo tempo em que procura respostas inovadoras para questões importantes. O IProPBio foi dividido em 4 pacotes de trabalho voltados para pesquisa mais dois pacotes de apoio para compartilhamento interno de conhecimento e disseminação de resultados. Caracterização de matérias-primas alternativas e produtos de alto valor; análise de dados termodinâmicos e previsão de propriedades; fluxogramas tecnológicos alternativos para a conversão económica e ecocompatível de resíduos de biomassa em produtos de elevado valor; estudos de integração massiva e energética para reduzir desperdícios e aumentar a rentabilidade; a avaliação do ciclo de vida para determinar a contribuição líquida dos melhores projetos para a poluição ambiental são as principais questões abordadas nos pacotes de trabalho. O IPropBio terá um impacto significativo:

  • A competitividade da bioeconomia da UE.
  • Potencial dos participantes e perspetivas de novas operadoras.
  • Intercâmbio e transferência de conhecimentos multidisciplinares de alta qualidade, conhecimentos avançados, investigação e inovação entre participantes académicos e não académicos nos Estados-Membros da UE e em países terceiros, através da divulgação dos resultados alcançados a grupos-alvo e ao público em geral.

O artigo foi publicado no sítio Web CORDIS em seis línguas, com o seguinte endereço: https://cordis.europa.eu/article/id/450457-an-integrated-approach-to-biomass-valorisation?WT.mc_id=exp