Passar para o conteúdo principal

Secretário de Estado do Ensino Superior, Pedro Nuno Teixeira, inaugura laboratórios financiados pelo PRR

Inauguração Labs PRR
09 Maio 2023

Barra financiamento PRR

Foram oficialmente inaugurados os laboratórios já intervencionados ao abrigo do projeto Projeto Next level Higher Education for All @ Politécnico de Lisboa, financiado pelo PRR. A cerimónia teve lugar no dia 5 de maio e contou com a presença do Secretário de Estado do Ensino Superior, Pedro Nuno Teixeira, e do Vice-Presidente do IPL, Manuel Matos. A comitiva, onde marcaram presença, entre outros, o Presidente do ISEL, professor José Nascimento, o Presidente do Conselho de Representantes, professor António Silvestre, a Presidente do Departamento de Física, professora Catarina Leal, o Coordenador da Licenciatura em Engenharia Física Aplicada, Pedro Patrício, os vice-presidentes do ISEL, Cristina Borges, Pedro Silva e Ricardo Felipe, o Administrador do ISEL, Paulo Guerreiro, e a recém -eleita Presidente da AEISEL, Susana Campos, visitou as novas Oficinas de Engenharia Física e o novo laboratório de informática do DF.

Na sua intervenção, o Presidente do ISEL agradeceu aos presentes e congratulou-se com a oportunidade concedida pelo PRR, sublinhando a importância que o financiamento teve para a instituição, dada a urgente necessidade de requalificação de edifícios no ISEL, em particular dos laboratórios, e com os resultados alcançados. Descreveu o contexto da iniciativa e as várias valências e algumas soluções vanguardistas do projeto e manifestou a intenção do ISEL em continuar a trabalhar no sentido de melhorar as condições de ensino, de trabalho e de investigação. 

O professor Manuel Matos assinalou algumas iniciativas do MCTES, como a antecipação das colocações no ensino superior e medidas no âmbito da ação social, como muito importantes. Relativamente ao projeto, endereçou um reconhecimento especial aos membros da Direção do ISEL Pedro Silva, Alexandra Costa e Ricardo Felipe.

Por seu vez, o Secretário de Estado do Ensino Superior felicitou o ISEL pela iniciativa, reconhecendo a preponderância da reabilitação e modernização do edificado para a melhoria das condições de ensino. Referiu ainda as dificuldades relativas ao alojamento estudantil como um dos maiores obstáculos à equidade no acesso ao ensino superior, e por isso uma das principais linhas do reforço dos programas PRR, congratulando o ISEL pela iniciativa de construção da nova residência no Campus Norte, por configurar um apoio direto às famílias.

Ao abrigo do projeto Projeto Next level Higher Education for All @ Politécnico de Lisboa, o ISEL captou 550.000€ para a requalificação de instalações e aquisição de equipamento. Foram desde já reabilitados 11 laboratórios (6 no edifício F e 5 no edifício G) e adquiridos equipamentos eletrónicos, equipamentos informáticos e mobiliário , prevendo-se que venham a ser equipados mais 2 laboratórios informáticos. No âmbito do mesmo projeto, o ISEL conta ainda com 182.000€ para bolsas de mérito para estudantes e de incentivo à participação de mulheres nas áreas STEM.

Flickr photos from the Inauguração do Projeto Next Level PRR album.


Ver no flickr