Passar para o conteúdo principal

Workshop final Ferrovia 4.0

Workshop final Ferrovia 4.0
31 Jul 2023

O Instituto Superior de Engenharia de Lisboa (ISEL) marcou presença na Sessão de Encerramento do Projeto Mobilizador Ferrovia 4.0, que decorreu no Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP), no passado dia 20 de Julho.

O evento, que teve lugar no auditório Magno do ISEP, contou com a participação de várias entidades, incluindo o ISEL que fez parte do consórcio de 22 instituições liderado pela EFACEC no desenvolvimento deste projeto.

Na sessão de demonstradores, o ISEL apresentou dois trabalhos desenvolvidos pela sua equipa no âmbito do Ferrovia 4.0: um sensor para monitorização de taludes, capaz de detetar em tempo real derrocadas e movimentações lentas através de acelerómetros, com comunicação sem fios e a longa distância com uma autonomia elevada; e uma gateway ferroviária multiprotocolo para comunicações seguras e recolha de dados em ambiente ferroviário.

A gateway desenvolvida pelo ISEL permite a integração de diferentes tecnologias como 5G, GSM-R, WiFi, Bluetooth e LoRaWAN, garantindo resiliência, processamento de dados a bordo e análise de qualidade de serviço oferecida pelas redes. Os investigadores do ISEL destacaram as capacidades de comunicação segura, certificação e interoperabilidade com outros sistemas de monitorização de infraestrutura e embarcados.

Foram também abordados temas como sustentabilidade do sistema, manutenção, gestão, segurança e comunicações no setor ferroviário. Especialistas das entidades envolvidas no projeto apresentaram os avanços tecnológicos promovidos pelo projeto.

A participação do ISEL neste evento de encerramento, incluindo a apresentação detalhada dos seus trabalhos na sessão de demonstradores, evidenciou o papel ativo da instituição no desenvolvimento de soluções inovadoras para a modernização do setor ferroviário em Portugal.

 

Flickr photos from the Workshop final Ferrovia 4.0 - 2023/07/19 album.


Ver no flickr