Passar para o conteúdo principal
Joaquim
Submetido por joaquim a 30 August 2023

Se sentes dificuldades a nível pessoal, emocional, social, ou académico, pondera algum tipo de apoio ou acompanhamento. O Espaço de Apoio ao Aluno também cá está para te dar este apoio. Temos diferentes áreas de atuação, sendo que o tipo de intervenção dependerá do problema apresentado e do tipo de ajuda pretendido:

  • Consultas de Psicologia Clínica

  • Aconselhamento Vocacional

 

Consultas de Psicologia Clínica

Será que os meus problemas são “grandes” o suficiente? 
Em função da história de cada um de nós, o impacto de certos momentos na nossa vida é vivido de forma muito particular. No EAA, cada estudante é recebido como o ser humano único, e todas as dificuldades são válidas e acolhidas.

Quem realiza o acompanhamento clínico do Espaço de Apoio ao Aluno do ISEL?
Os atendimentos são realizados por psicólogos/as do EAA, com áreas de especialidade de Psicologia Clínica e da Saúde.

Posso escolher o/a psicólogo/a?
No EAA, a atribuição do/a psicólogo/a será feita em função da necessidade do estudante e da área de especialização de cada psicólogo, assim como  das disponibilidade de horário do/a mesmo/a para os atendimentos. O/a estudante poderá solicitar mudança de profissional, caso seja possível dentro da equipa. No entanto, fica a garantia de que todos possuem a formação adequada.

A quem se destina?
Os atendimentos individuais disponibilizados pelo EAA são destinados a todos/as os/as estudantes do ISEL que se encontrem matriculados/as no ano letivo em questão.

Quem é que fica a saber? 
O EAA garante a confidencialidade para com os seus clientes, sendo um espaço de confiança e segurança.

Como posso ter acesso?

  1. O pedido de acesso aos acompanhamentos individuais deve ser realizado através do seguinte formulário, indicando a valência que procura dar resposta. Em alternativa, fala connosco presencialmente (sala C. 0.20.1.) ou envia-nos um e-mail para psicologo@isel.pt

  2. Após a submissão do mesmo, o EAA entra em contacto com o/a estudante, por email, solicitando o preenchimento de dois questionários que ajudarão a equipa do EAA a caracterizar a necessidade manifestada;

  3. Após devolução por e-mail, ao EAA, dos questionários preenchidos, o EAA agenda com o/a estudante uma sessão de triagem;

  4. Posteriormente, o/a estudante em questão é contactado/a pela/o psicóloga/o que o/a irá acompanhar para agendamento de uma primeira sessão;

  5. Os horários dos atendimentos posteriores serão definidos entre o/a estudante e a/o psicóloga/o que o/a irá acompanhar.

Regulamentação geral

  • As sessões terão de ser agendadas através do calendário de marcações disponibilizado pelo EAA ou diretamente com a/o psicóloga/o que realiza o acompanhamento;

  • Os atendimentos poderão ser realizados presencialmente nas instalações do ISEL ou remotamente (via zoom) sempre que o/a estudante consiga garantir condições de privacidade que a natureza do atendimento o exija;

  • As sessões de Psicologia Clínica têm uma duração de 50 minutos; 

  • O/a estudante deve comparecer à hora marcada, tendo 10 minutos de tolerância. Na ausência de qualquer aviso prévio, após este período, a não comparência será dada como falta;

  • No caso de necessidade de desmarcação de uma sessão, o/a estudante deve efetuar o cancelamento na plataforma de agendamentos e/ou avisar a/o psicóloga/o que o/a acompanha com pelo menos 24h úteis de antecedência da respetiva sessão;

  • O/a estudante deixará de beneficiar do acesso aos acompanhamentos individuais após duas faltas consecutivas sem aviso prévio à/ao psicóloga/o que o/a está a acompanhar;

  • Por forma a que o EAA dê o maior número de respostas aos/às estudantes que solicitem um atendimento individual, haverá momentos de monitorização e auscultação da evolução das necessidades sentidas pelo/a estudante. Nestes momentos, será ponderado entre o/a estudante e o/a psicólogo/a, a continuação ou finalização do respetivo acompanhamento;

  • Sempre que se justifique, devido à limitação de horários disponíveis pela equipa do EAA, o/a estudante poderá ter de ficar em lista de espera, ou ser encaminhado para parceiros de modo a não ficar sem resposta ou a reduzir o tempo de espera.

 

Aconselhamento Vocacional 

A construção do teu plano de carreira é um projeto contínuo, feito ao longo de toda a tua vida, uma vez que, tanto tu como a tua envolvente estão em contínua mudança e transformação. A construção deste projeto de carreira, alinhado com as tuas capacidades/aptidões e com os teus interesses e valores, irá ajudar-te a atribuíres significado ao que fazes, contribuindo para o teu bem-estar e para seres bem-sucedido no mercado de trabalho.

Sabias que o Espaço de Apoio ao Aluno do ISEL disponibiliza um serviço de Aconselhamento Vocacional? Com este apoio, terás a oportunidade de te conheceres melhor, investir nas tuas capacidades e aptidões e assim traçares uma visão positiva do teu futuro, permitindo que te sintas mais confiante quanto às decisões de carreira que terás de fazer.

Quem realiza o Aconselhamento Vocacional do Espaço de Apoio ao Aluno do ISEL?
Os atendimentos são realizados por psicólogos/as do EAA, com áreas de especialidade de Psicologia da Educação e do Aconselhamento.

A quem se destina?
Os atendimentos individuais disponibilizados pelo EAA são destinados a todos/as os/as estudantes do ISEL que se encontrem matriculados/as no ano letivo em questão.

Quem é que fica a saber? 
O EAA garante a confidencialidade para com os seus clientes, sendo um espaço de confiança e segurança.

Como posso ter acesso?

  1. O pedido de acesso aos acompanhamentos individuais deve ser realizado através do seguinte formulário, indicando a valência que procura dar resposta. Em alternativa, fala connosco presencialmente (sala C. 0.20.1.) ou envia-nos um e-mail para psicologo@isel.pt

  2. Após a submissão do mesmo, o EAA entra em contacto com o/a estudante, por email, solicitando o preenchimento de dois questionários que ajudarão a equipa do EAA a caracterizar a necessidade manifestada;

  3. Após devolução por e-mail, ao EAA, dos questionários preenchidos, o EAA agenda com o/a estudante uma sessão de triagem;

  4. Posteriormente, o/a estudante em questão é contactado/a pela/o psicóloga/o que o/a irá acompanhar para agendamento de uma primeira sessão;

  5. Os horários dos atendimentos posteriores serão definidos entre o/a estudante e a/o psicóloga/o que o/a irá acompanhar.

Regulamentação geral

  • As sessões terão de ser agendadas através do calendário de marcações disponibilizado pelo EAA ou diretamente com a/o psicóloga/o que realiza o acompanhamento;

  • Os atendimentos poderão ser realizados presencialmente nas instalações do ISEL ou remotamente (via zoom) sempre que o/a estudante consiga garantir condições de privacidade que a natureza do atendimento o exija;

  • As sessões de Aconselhamento Vocacional têm a duração de 60 minutos; 

  • O/a estudante deve comparecer à hora marcada com 10 minutos de tolerância. Na ausência de qualquer aviso prévio, após este período, a não comparência será dada como falta;

  • No caso de necessidade de desmarcação de uma sessão, o/a estudante deve efetuar o cancelamento na plataforma de agendamentos e/ou avisar a/o psicóloga/o que o/a acompanha com pelo menos 24h úteis de antecedência da respetiva sessão;

  • O/a estudante deixará de beneficiar do acesso aos acompanhamentos individuais após duas faltas consecutivas sem aviso prévio à/ao psicóloga/o que o/a está a acompanhar.