Passar para o conteúdo principal

Eco Days 2023

Eco Days 2023
31 Mar 2023

De 21 a 25 de março, o ISEL Eco-Campus celebrou os Eco-Days criando um conjunto de iniciativas que marcaram o inicio da primavera, celebrando a natureza e visando sensibilizar a comunidade interna e externa para as questões ambientais.

Dia 21, no âmbito do Dia Mundial da árvore e da Floresta, foi realizada uma ação de plantação, com a participação da Associação Tempo de Mudar e da Nuclisol Jean Piaget - Bairro do Condado, que visitaram o ISEL com cerca de 100 crianças de Marvila, com idades entre os 3 e os 8 anos. Foi realizada a plantação de 8 espécies de arbustos e árvores, em que os mais pequenos se juntaram a alunos, docentes e staff do ISEL numa atividade de mãos na terra. Após esta atividade, os mais pequenos tiveram uma aula de Ioga ao ar livre, à qual se seguiu um lanche. Esta iniciativa contou com a parceria da AEISEL e do grupo das Mentorias e teve o apoio dos viveiros da CML, da empresa Terra Composta e da empresa Valor Sul.

Flickr photos from the Dia da Floresta album.


Ver no flickr
 
 

No dia 22, em comemoração do Dia Mundial da Água, o Grupo Temático da Água do Programa ISEL-Eco-Campus, organizou o Webinar "Seja a mudança que quer ver no mundo" com a Dra. Mariana Simões da ADENE e o Prof. Armando Silva-Afonso, da ANQIP, como oradores convidados.

Dia 23 de março, durante a manhã, foi realizado um evento em parceria com a ANP/WWF (World Wide Fund for Nature) que promoveu uma ação de sensibilização e discussão sobre alterações climáticas associadas às questões da desflorestação, perda de biodiversidade e alimentação, onde foi apresentado o PROJETO EAT4CHANGE. O evento contou com a participação de alunos, docentes e staff do ISEL, numa atividade de criatividade e brainstorming, onde cada grupo apresentou propostas para a problemática discutida. A atividade culminou com uma ação de degustação, de comida de baixa pegada de carbono e com um momento de convívio entre os participantes.

Flickr photos from the Eat4Change album.


Ver no flickr

 

Ainda no dia 23, bem como no dia 24, foi realizada uma aula Ioga, aberta à comunidade do ISEL, com o objetivo de promover uma vida mais saudável no Campus. O evento contou com a instrutora de Ioga Sara Tanackovic, que é um elemento do Staff do ISEL.
Para acabar a semana, o ISEL associou-se à Hora do planeta tendo desligado as luzes do Campus entre as 20.30h e as 21.30h.