Passar para o conteúdo principal

ISEL assinala 55 anos desde a primeira aula no campus de Marvila

ISEL
16 Dez 2025
16 Dez 2025

Em 2025, o campus de Marvila do ISEL assinala 55 anos desde a primeira aula. Mais do que uma data, este marco é a celebração de uma viagem feita de conhecimento, inovação e compromisso com a sociedade.

O projeto do campus de Marvila nasceu em 1965, concebido pelo arquiteto Costa e Silva, para dar resposta à necessidade de substituir as instalações da Rua Buenos Aires, pouco adequadas ao ensino industrial. As aulas na nova morada tiveram início em 1970, inicialmente apenas com os edifícios E, G e P. Em 1974, após o 25 de Abril, o IIL passou a designar-se Instituto Superior de Engenharia de Lisboa. 

Ao longo das décadas, o campus do ISEL ganhou novas infraestruturas e acessibilidades, como a estação de metro de Chelas. Hoje, ocupa uma área de 61.200 m², com sete edifícios, laboratórios, biblioteca, auditórios, espaços desportivos e estudantis e a Residência Maria Beatriz, tornando-se um verdadeiro polo de conhecimento.

Atento ao mundo atual, o ISEL alicerça mais um pilar estruturante: a sustentabilidade. Em 2022, foi reconhecido como Eco Campus pela Associação Bandeira Azul de Ambiente e Educação (ABAAE) , reforçando o compromisso com práticas responsáveis e um futuro mais verde. Para além das várias iniciativas ecológicas promovidas ao longo dos anos, este propósito ficará, também, materializado no projeto da residência estudantil “ISEL Carbono Zero”, financiada pelo Plano de Recuperação e Resiliência, com conclusão prevista para 2026. Para o campus norte, estão, ainda, planeados novos espaços desportivos e um HUB de investigação e formação avançada, com laboratórios tecnológicos, salas de formação, incubadora de start-ups e espaços empresariais.

O ISEL distingue-se como centro de criação, transmissão e difusão da ciência, tecnologia e cultura, contribuindo para a qualidade e inovação que marcam a engenharia em Portugal e além-fronteiras. Com 12 licenciaturas, 11 mestrados, 9 pós-graduações e uma intensa atividade de investigação, desenvolvimento e inovação, mantém uma ligação sólida com a sociedade e o tecido empresarial e industrial.

A título de curiosidade, veja o vídeo sobre as primeiras aulas no campus de Marvila, disponível no arquivo da RTP, e leia a notícia sobre a exposição que assinalou o 50.º aniversário do campus.