Passar para o conteúdo principal

ISEL comemorou o Dia da Floresta Autóctone

floresta autocne

Visando a promoção de atividades de responsabilidade ambiental e social, no passado dia 23 de novembro, o ISEL comemorou o Dia da Floresta Autóctone com uma ação de plantação de árvores e arbustos no seu Campus.

A ação foi organizada pelos grupos dos Espaços Exteriores e da Biodiversidade do Programa ISEL Eco-Escolas e contou com a participação de alunos, docentes e funcionários do ISEL, bem como da IPSS Tempo de Mudar, sediada no Bairro dos Lóios em Marvila, a qual envolveu 20 crianças do ensino pré-escolar com idades entre os 2  e os 5 anos. Contámos ainda com a presença de vários pais e mães Marvilenses que, acompanhados dos seus bebés, se juntaram a nós nesta atividade ao ar livre.

Previamente à ação, foram removidas 21 árvores de espécies invasoras (acácias) do Campus do ISEL, sendo que durante a atividade de dia 23 foram plantadas 31 plantas de 10 espécies autóctones diferentes (entre as quais loureiros, sobreiros, carvalhos, azinheiras e alfarrobeiras).

As plantas foram gentilmente cedidas pela Divisão de Manutenção e Requalificação da Estrutura Verde da CML que, por intermédio do Engº Rui Simão, nos tem apoiado nas acções de plantação promovidas ao abrigo do Programa Eco-escolas. Tivemos ainda a colaboração da empresa Valor Sul que ofereceu o composto orgânico para as plantas e da empresa Terra Composta, que colaborou no processo de plantação.

A empresa Eat, Dream and Smile (https://eatdreamsmile.pt/sobre-nos/) amavelmente ofereceu um lanche aos mais pequeninos, após uma tarde intensa de atividade com as mãos na terra.

Foi uma tarde passada com muito entusiasmo e alegria, por parte de todos os que aderiram a esta iniciativa, ficando já o repto para a continuação de mais atividades similares envolvendo a comunidade ISELiana em parceria com a comunidade envolvente de Marvila, no âmbito da Educação Ambiental para a Sustentabilidade.