Passar para o conteúdo principal

ISEL e GeneXus unidos por protocolo

ISEL e GeneXus unidos por protocolo
21 Abr 2023

O ISEL e a GeneXus, uma empresa líder em desenvolvimento de software Low-Code, celebraram um protocolo que disponibiliza gratuitamente licenças GeneXus aos estudantes para utilizarem nos seus projetos finais de curso.

A iniciativa decorreu já no ano letivo 2021/2022 e em 2022/2023 conta com a participação de uma docente e 12 estudantes dos cursos de licenciatura em Engenharia Eletrónica e Telecomunicações e de ComputadoresEngenharia Informática e de ComputadoresEngenharia Informática e Multimédia. Foram oferecidos cursos de iniciação à plataforma, a estudantes e docentes, e para cada projeto foi designado um orientador (tutor) da GeneXus.

VinExport, Há Planta Aqui e AmbiView são exemplos de aplicações desenvolvidas por estudantes ISEL, como parte de seus trabalhos de conclusão de curso em parceria com a GeneXus e que têm como objetivos a otimização de processos e a gestão de dados.

A primeira aplicação, VinExport, tem como base o cenário de exportação de vinhos em Portugal e foi desenvolvida para acompanhar a produção da bebida, além de permitir uma gestão adequada dos inventários ao longo de todo o processo até o engarrafamento do vinho. A solução capta informações diretamente no campo, proporcionando a visibilidade dos dados recolhidos O sistema tornou possível fazer um registo de todos os processos da produção de vinho em diferentes fases, incluindo a aplicação de fertilizantes e o controle de pragas e ervas daninhas. Para a sua realização, foi colocado em cada linha do vinhedo, um identificador de código QR, que permite visualizar a sua história ao longo do tempo. Dessa forma, o projeto possibilita que funcionários da vinha possam recolher dados na aplicação para uma melhor gestão de todo o processo de produção do vinho.
 
Outros dois alunos desenvolveram uma solução chamada Há Planta Aqui, criada para monitorizar as áreas verdes dentro do ISEL. O sistema possibilita catalogar as plantas, indicando sua espécie, localização e referência geográfica. Para isso, foi desenvolvida uma aplicação de aquisição e armazenamento de dados, que permite integrar todas essas informações e colocá-las numa base de dados para consultas e análises.
 
As informações recolhidas são disponibilizadas numa página web e numa aplicação para smartphone. Os trabalhadores podem aceder a essa aplicação e alterar dados quando necessário, já o público em geral tem acesso restrito ao sistema, podendo usá-lo apenas para consulta.
 
O terceiro projeto, AmbiView, tem como objetivo auxiliar o monitorização de alguns ambientes dentro do ISEL, como salas e espaços externos. Para esta aplicação, com versões Web e Mobile, foi desenvolvida um dashboard de visualização de dados, com a possibilidade de mostrar uma série de informações dos sensores, além de dados estatísticos.

Mais informações aqui.