Passar para o conteúdo principal

Nuno Cruz demonstra a rede LoRa Lisboa no Portugal Smart Cities Summit

smart cities

No passado dia 16 de novembro, no âmbito do evento Portugal Smart Cities Summit, o docente Nuno Cruz (DEETC/ISEL e FIT/ISEL) realizou uma apresentação intitulada “Ligue-se à rede LoRa de Lisboa” no stand da Câmara Municipal de Lisboa (CML).

No âmbito da parceria multidisciplinar entre o grupo de trabalho FIT/ISEL e a CML, foi apresentado o resultado da criação de uma rede aberta, baseada em LoRa para o município de Lisboa.

Esta rede para além de suportar as diferentes verticais de uma cidade inteligente, sustenta que qualquer indivíduo também a possa utilizar para ligar os seus dispositivos IoT às suas aplicações, através de uma rede de longo alcance, gratuita para todos, promovendo assim o ambiente de inovação que se tem vindo a sentir em Lisboa.

Esta cooperação com a CML é mais um resultado de uma longa parceria que teve início em 2016 da qual surgiram outros projetos como a ligação à Plataforma de Gestão Inteligente de Lisboa, do Centro de Operação Integrada, o piloto da utilização de LoRa para os resíduos urbanos, formações na área de Ciber-segurança a rede de comunicações criticas para a Sala de Operações Conjuntas do Monsanto, entre outras.