Passar para o conteúdo principal

Projeto "Aliança para a Transição Energética" avança com o ISEL a bordo: Rumo à Sustentabilidade nos Transporte

Projeto ATE
19 Mar 2024

Decorreu no passado dia 6 de março, no terminal do porto de Leixões, a primeira reunião geral dos parceiros no projeto Aliança para a Transição Energética (ATE) e na qual o ISEL participou.

Este projeto pretende desenvolver um ecossistema estrutural que promova uma profunda transformação no perfil do setor energético,  com base numa estratégia concertada e multidimensional para a neutralidade carbónica, incluindo novas soluções de mobilidade sustentáveis. Está previsto que 60% do investimento seja em inovação de TRL alto, ou seja, tecnologias com um nível de maturidade elevado e com a capacidade de serem demonstráveis em cenários de uso real. 

O ATE conta com um orçamento total de aproximadamente 157 milhões €, distribuídos por 80 copromotores e 13 parceiros estratégicos, tendo como investigador responsável do ISEL o professor José Simão em colaboração com o grupo de investigação Future Internet Technologies. A participação do ISEL está inserida no sub-projeto Work Package 4.2, Produtos, Processos ou Serviços (PPS) 18, cujo objetivo é desenvolver uma plataforma orientada aos operadores e entidades reguladoras para o apoio à tomada de decisão no âmbito dos sistemas de transportes multimodais. A plataforma de gestão multimodal integrará informações oriundas de diferentes tipos de transporte (em particular autocarros e comboios), promovendo a regulação e otimização de conexões. Com vista à melhoria dos horários em pontos estratégicos da rede, será feita a identificação de fluxos de passageiros através de modelos preditivos e estatísticos, usando modelos de simulação e dados reais, tendo por base a recolha, integração e difusão de dados com recurso a sensores nos autocarros, comboios e estações intermodais.

Para mais detalhes sobre o projeto https://www.isel.pt/investigacao-e-inovacao/ecossistema-de-inovacao/projetos/2023/ate