Passar para o conteúdo principal

Projeto PIC4PhotoAKI arrancou em abril

pic4photoAKI

O projeto PIC4PhotoAKI arrancou em abril e tem como objetivo fabricar um protótipo laboratorial (TRL4) dum sensor plasmónico para o diagnóstico da Insuficiência Renal Aguda (AKI).

O processo de fabrico é baseado na tecnologia do silício amorfo depositado por PECVD, permitindo a produção dum circuito fotonico integrado (PIC) de baixo custo.  O trabalho é realizado no contexto do projeto ACTPHAST4R, financiado pelo programa H2020, que irá apoiar a fase de produção de uma estrutura PIC composta por grating divisor de MMI, estruturas interferométricas.

Durante um período global de 10 meses, o ISEL juntamente com as instituições parceiras, a Vrije Universiteit Brussel - Brussels Photonics Team e UPV Universidad Politécnica de Valencia, vão colaborar no desenvolvimento do projeto que conta com uma taxa de alocação de cerca de 20%.

O investigador responsável no ISEL é o Professor Alessandro Fantoni (ADEETC/ISEL), que conta ainda com a colaboração dos docentes: Miguel Fernandes (ADEETC/ISEL), João Costa (ADEETC/ISEL), Yuri Vygranenko (ADEETC/ISEL), Paulo Lourenço (ADEETC/ISEL) e Manuela Vieira (ADEETC/ISEL). O aluno do Mestrado em Engenharia de Eletrónica e Telecomunicações, Paulo Soares, está a realizar a sua tese no âmbito deste projeto.

Esta parceria entre o ISEL e a Universidade de Valência, pretende tornar-se num marco que determine o início de novas colaborações de maior alcance, ambicionando inclusivamente financiamentos a nível Europeu.