Passar para o conteúdo principal

O Mestrado em Engenharia Química e Biológica proporciona uma sólida preparação em ciências da especialidade de Engenharia Química e Biológica, no sentido de dotar os alunos das competências que lhes permitam aplicar os seus conhecimentos em novas situações, compreendendo os fenómenos envolvidos e conseguindo projetar e/ou simular o comportamento dos processos químicos e biológicos ou afins. É um curso fortemente focalizado no projeto, desenvolvimento, otimização de processos, complementado por uma componente laboratorial, transversal às várias áreas científicas que o compõem, e dá ainda especial relevo ao estímulo do empreendedorismo e da inovação nas áreas em que se insere.

Os nossos alunos adquirem sólidas competências com aplicação nas áreas da engenharia química, refinação de petróleos e petroquímica, química, química farmacêutica e das especialidades, fermentação, transformação de materiais lenho-celulósicos e agroalimentar, entre outras. Compreendendo duas áreas de especialização  - Processos Químicos e Bioprocessos - permite aos alunos uma maior especialização em duas áreas fundamentais para o desenvolvimento do país. Esta formação caracteriza-se ainda pela sincronia com as reais necessidades do mercado de trabalho, o gosto pela resolução de problemas industriais e pelo desenvolvimento de novas soluções, gestão de processos, o empreendedorismo, a capacidade de liderança, a capacidade de trabalhar em equipa e a capacidade de comunicação.

Os nossos graduados ficam assim aptos ao desempenho profissional de alto nível em atividades como a execução de projeto químico e biológico; a prestação de serviços à indústria; o controlo e otimização de processos; a simulação de processos; o desenvolvimento de produtos e processos; e a investigação/ensino.

 

Contacte-nos

 

Image
Horários

Horários

Mapa de testes e exames

Image
Moodle

Moodle da Comissão de Curso da MEQB

 

Para informações sobre: 

  • Requisitos para frequência de um curso de mestrado 

  • Calendário para candidatura 

  • Documentos a apresentar na candidatura 

  • Submissão de candidatura 

  • Vagas 

  • Resultados do processo de seleção e seriação dos candidatos 

consulte aqui.

Para informações sobre propinas, consulte aqui.